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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34354
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Vinícius Antônio Abrantes da-
dc.date.accessioned2025-04-28T12:19:38Z-
dc.date.available2024-10-25-
dc.date.available2025-04-28T12:19:38Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34354-
dc.description.abstractIt is known that automotive vehicles do not have a safety device capable of informing about fuel adulteration, in this work it is addressed the development of a means for the consumer to be aware of fraud in real time, which implies positive impacts, such as: reduction of maintenance costs with the car, by avoiding the deterioration of internal parts; in the reduction of environmental damage, for the non-alteration of the concentration of polluting gases produced in combustion; In addition to the possibility for the consumer himself to evaluate the quality of the fuel, allowing the selection of suitable filling stations, which by having the quality evaluated so easily, it is expected a reduction in the fraudulent practice, also enabling the fight against the crime of tax evasion so recurrent. The present study develops a method for real-time and non-invasive determination of ethanol adulteration in type "C" gasoline. The system is based on a piezoelectric sensor that acquires the vibration signal emitted by the engine of a running vehicle, and the signal is then processed using the Fast Fourier Transform (FFT) technique. The percentage of ethanol in type "C" gasoline varied from 29% to 45% in 10 samples to characterize the chaotic behavior. Thus, a polynomial trend was demonstrated between the frequency variable and the percentage of ethanol in type "C" gasoline, with a correlation coefficient of 0.93168.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-04-28T12:19:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ViníciusAntônioAbrantesDaSilva _Dissert.pdf: 3191531 bytes, checksum: c418c8efa1ed919a52071fc68e02e84b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-28T12:19:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ViníciusAntônioAbrantesDaSilva _Dissert.pdf: 3191531 bytes, checksum: c418c8efa1ed919a52071fc68e02e84b (MD5) Previous issue date: 2024-08-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia mecânica - Combustívelpt_BR
dc.subjectAdulteração de combustívelpt_BR
dc.subjectSensor piezoelétricopt_BR
dc.subjectComportamento caóticopt_BR
dc.subjectFuel tamperingpt_BR
dc.subjectPiezoelectric sensorpt_BR
dc.subjectChaotic behaviorpt_BR
dc.titleMétodo para detecção de adulteração do etanol na gasolina automotiva do tipo "C" em tempo real através da análise de vibração por sensores piezoelétricospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Filho, Abel Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0801399035139894pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5845805324497587pt_BR
dc.description.resumoSabe-se que veículos automotivos não possuem dispositivo de segurança capaz de informar sobre a adulteração de combustível, neste trabalho é abordado o desenvolvimento de um meio para que o consumidor tenha ciência sobre a fraude, que implicará em impactos positivos, como: redução de custos de manutenção com o automóvel, ao evitar a deterioração de peças internas; na diminuição dos danos ambientais, pela não alteração da concentração dos gases poluentes produzidos na combustão; além da possibilidade do próprio consumidor avaliar a qualidade do combustível, permitindo a seleção de postos de abastecimento idôneos, que ao terem a qualidade avaliada tão facilmente, espera-se uma diminuição da prática fraudulenta, possibilitando também o combate ao crime de sonegação fiscal tão recorrente. Portanto, o presente estudo desenvolve um método para determinação em tempo real e de forma não invasiva, da adulteração do etanol na gasolina do tipo “C”. O sistema é baseado em um sensor piezoelétrico que adquire o sinal de vibração emitido pelo motor de um veículo em funcionamento, e o sinal é então processado utilizando a técnica de Transformada Rápida de Fourier – FFT. Dessa forma, foi adicionado etanol anidro nas amostras e seu o percentual de etanol na gasolina do tipo “C” teve uma variação de 29% a 45% em 10 amostras para caracterização do comportamento adulterante. Consequentemente, foi apresentada uma comprovação de tendência entre a variável de frequência de picos e o percentual de etanol na gasolina do tipo “C”, com coeficiente de correlação de 0,94718.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

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