Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3435
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Alanna Oliveira de-
dc.creatorSilva, Suênia Pessoa da-
dc.date.accessioned2018-02-22T13:55:25Z-
dc.date.available2018-02-01-
dc.date.available2018-02-22T13:55:25Z-
dc.date.issued2016-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3435-
dc.description.abstractThe democratic management has become a discussion subject in great social and educational environments. Part of what that discussion brings up the support that such management bears to the development of qualified teacher’s work. Therefore, the current final paper analyses the processes and democratic actions that give support to teachers’ work, as from managers and teachers contribution in a public school in the city of João Pessoa – PB. To ground this study, researchers that discuss this thematic in Brazil and worldwide were used as theoretic contribution, such as Paro, Heloísa Lück, Demerval Saviani, Acácia Küenzer, Araújo, Veiga, among others. The results of this research indicate that democratic management happens sporadically to the students, by means of reunions that are directed to themselves. Regarding the teachers, there are outstanding cases of democratic actions and the effective teachers’ participation, but there is not a continuity when the perspective is to support qualified teachers’ work, especially when the themes of discussion are daily work instruments.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-22T13:55:25Z No. of bitstreams: 1 AOL0102018.pdf: 1058547 bytes, checksum: 7708b3ad36268016c531475ccc7502f1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-22T13:55:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AOL0102018.pdf: 1058547 bytes, checksum: 7708b3ad36268016c531475ccc7502f1 (MD5) Previous issue date: 2016-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectTrabalho docente de qualidadept_BR
dc.subjectParticipação efetivapt_BR
dc.titleGestão democrática e condições de trabalho docentept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Edilene da Silva-
dc.description.resumoA gestão democrática tem se tornado assunto de discussão em grandes ambientes educacionais e sociais. Parte do que se é discutido sobre a temática nos traz à tona o apoio que tal gestão comporta para o desenvolvimento do trabalho docente de qualidade. Diante disso, o presente trabalho de conclusão de curso objetivou-se por analisar os processos e ações democráticas que dessem suporte ao trabalho docente, a partir das contribuições de gestoras e professoras de uma escola de rede pública de ensino, no município de João Pessoa – PB. Para fundamentar esta pesquisa, foram utilizados como aporte teórico pesquisadores que discutem essa temática no Brasil e no mundo, tais como: Paro, Heloísa Lück, Demerval Saviani, Acácia Küenzer, Araújo, Veiga, entre outros. Os resultados deste estudo indicaram que a gestão democrática acontece esporadicamente para os discentes, por meio de reuniões que sejam direcionadas aos mesmos. Em relação aos docentes, há presença marcante de ações democráticas e participação efetiva dos professores, mas não há continuidade quando a perspectiva é apoiar o trabalho docente de qualidade, principalmente quando a temática da discussão são os instrumentos de trabalho diários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AOL0102018.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.