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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34375
Tipo: Dissertação
Título: Profissionais de arquivos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional frente ao espelho : uma pesquisa sobre suas necessidades informacionais com base no Modelo Sense-Making
Autor(es): Feitosa, Michelle Chaves de Araújo
Primeiro Orientador: Alves, Edvaldo Carvalho
Primeiro Coorientador: Paiva, Eliane Bezerra
Resumo: O arquivista é citado com frequência nas produções acadêmicas exercendo o papel de mediador da informação. Reconhecendo que nem só arquivistas ocupam lugares estratégicos na gerência dos arquivos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o trabalho traz como proposta colocar esses servidores frente a um espelho, para que os mesmos possam ter a oportunidade de ver refletidas as suas necessidades informacionais e se enxerguem também como usuários da informação. Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo analisar as necessidades informacionais na prática laboral dos profissionais de arquivo que fazem parte do quadro funcional do instituto nas unidades distribuídas pelo território brasileiro. Para tanto, utilizou-se o Modelo Sense-Making (abordagem de construção de sentido), de Brenda Dervin, como principal aparato teórico-metodológico. Quanto à metodologia, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva com pesquisa de campo e abordagem quantiqualitativa. Para compor o aporte teórico da pesquisa realizou-se uma revisão bibliográfica. O universo da pesquisa é composto pelos 22 profissionais de arquivo do órgão e a amostra foi composta por seis servidores que se dispuseram a responder à entrevista, escolhida como instrumento de coleta de dados. Esta, configurou-se como estruturada para melhor representar as falas dos entrevistados. Após a coleta realizou-se a análise e interpretação dos dados obtidos a partir da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos na pesquisa apontam que os profissionais de arquivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional têm necessidades informacionais variadas e para suprir essas necessidades utilizam diversas fontes de informação, tais como: banco de dados locais, páginas institucionais de consulta, internet, outros profissionais e instituições externas. Ainda, apresenta-se como resultado a existência de várias barreiras no processo de busca e uso da informação, entre elas a presença de variadas bases de dados informais, ausência de profissionais de apoio qualificados, estruturas físicas inadequadas, falta de capacitação interna e ausência de comunicação institucional. Conclui-se que profissionais de arquivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, são dotados de uma atuação profissional fragilizada. Não é possível reconhecer nos servidores apoio gerencial adequado com informações institucionais dispostas, bem estabelecidas e compartilhadas, que sejam suficientes à realização de suas atividades de modo satisfatório.
Abstract: The archivist is often cited in academic productions as playing the role of information mediator. Recognizing that not only archivists occupy strategic positions in the management of the archives of the National Historical and Artistic Heritage Institute, this study proposes placing these employees in front of a mirror, so that they can have the opportunity to see their information needs reflected and also see themselves as information users. The aim of this research is to analyze the information needs in the work practice of archive professionals who are part of the institute's staff in units throughout Brazil. To this end, Brenda Dervin's Sense-Making Model was used as the main theoretical-methodological framework. As for the methodology, it is characterized as exploratory and descriptive research with field research and a quantitative and qualitative approach. A bibliographical review was carried out to provide the theoretical basis for the research. The universe of the research is made up of the agency's 22 archive professionals and the sample was made up of six civil servants who were willing to answer the interview chosen as the data collection instrument. The interview was semi-structured in order to better represent the interviewees' statements. After collection, the data obtained was analyzed and interpreted using Bardin's content analysis. The results of the research show that the archives professionals at the National Historical and Artistic Heritage Institute have a variety of information needs and to meet these needs they use various sources of information, such as: local databases, institutional consultation pages, the internet, other professionals and external institutions. The results also show that there are several barriers in the process of searching for and using information, including the presence of various informal databases, the lack of qualified support professionals, inadequate physical structures, a lack of internal training and a lack of institutional communication. It can be concluded that the archives professionals at the National Historical and Artistic Heritage Institute have a fragile professional performance. It is not possible to recognize adequate managerial support for the staff, with well-established and shared institutional information, which is sufficient for them to carry out their activities satisfactorily.
Palavras-chave: Necessidades informacionais - Estudo de usuários
Usuários de arquivos
Arquivista usuário da informação
Sense-Making
IPHAN
User study
Archive users
Archivist information user
Sense-Making
National Historical and Artistic Heritage Institute
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34375
Data do documento: 30-Set-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

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