Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3437
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendonça, Andrea Kaline Moreira-
dc.date.accessioned2018-02-22T14:49:30Z-
dc.date.available2017-12-14-
dc.date.available2018-02-22T14:49:30Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3437-
dc.description.abstractThis work was completed with the general objective of analyzing the interaction of teachers and children in a Reference Center on Early Childhood Education. In view of this objective, a qualitative research was carried out that had as a field a CREI. I used as a research source a field diary, in which my observations were noted within the institution. The data collected were analyzed through the observations, as well as the studies carried out to understand our theme. For the elaboration of chapter two (02), a brief history of Infant Education, we use as main theoretical sources, Paschoal and Machado (2009), Kuhlmann Jr. (2000), Federal Constitution (BRAZIL, 1988), RCNEI ), Guidelines and Bases Law (1996). In chapter three (03), the importance of the child's interaction with the educator within a child institution; the main theorists addressed were Vygotsky (1996), Aranha (1993). In turn, this research is not only to recognize the child as the subject of the educational processor, but as the main user of the educational environment. The results obtained here indicate that children's institutions in Brazil have undergone many changes, in their functions, today Infantile Education attends in its pedagogical practice the care and education that must be associated to the development of the child from zero to five years of age . Despite all the difficulties mentioned, we are faced with countless projects, partners and teachers that use creativity to pass on the knowledge that children need. However, structural issues make it difficult for teachers to act, having to do two or more roles within the institution.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-22T14:49:30Z No. of bitstreams: 1 AKMM14122017.pdf: 1316553 bytes, checksum: 4347544be28423c34d3355231badf6dd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-22T14:49:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AKMM14122017.pdf: 1316553 bytes, checksum: 4347544be28423c34d3355231badf6dd (MD5) Previous issue date: 2017-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProfessor - alunopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducadorpt_BR
dc.titleAs interações entre professores e crianças na educação infantil de um (CREI) em João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa de Nogueira de-
dc.description.resumoEste trabalho de Conclusão de Curso foi construído tendo como objetivo geral analisar a interação dos professores e crianças em um Centro de Referência em Educação Infantil. Diante desse objetivo, foi realizado uma pesquisa qualitativa que teve como campo um CREI. Utilizei como fonte de pesquisa um diário de campo, no qual foi anotado minhas observações no âmbito da instituição. Os dados coletados foram analisados através das observações, bem como os estudos realizados para compreender o nosso tema. Para a elaboração do capitulo dois (02), uma breve história da Educação Infantil, utilizamos como principais fontes teóricas, Paschoal e Machado (2009), Kuhlmann Jr. (2000), Constituição federal (BRASIL, 1988), RCNEI (BRASIL, 1998), Lei de Diretrizes e Bases (1996). No capítulo três (03), a importância da interação da criança com o educador no âmbito de uma instituição infantil; os principais teóricos abordados foram Vygotsky (1996), Aranha (1993). Por sua vez, essa pesquisa não é só reconhecer a criança como sujeito do processor educacional, mas como principal usuário do ambiente educacional. Os resultados aqui obtidos, apontam que as instituições infantis no Brasil passaram por muitas mudanças, em suas funções, hoje a Educação Infantil atende em sua pratica pedagógica o cuidar e educar, que devem ser associados ao desenvolvimento da criança de zero a cinco anos de idade. Apesar de todas dificuldades citadas, nos deparamos com inúmeros projetos, parceiras e professores que utilizam da criatividade para repassar os conhecimentos de que as crianças precisam. Porém questões estruturais dificultam a atuação dos docentes, tendo que fazer dois ou mais papeis dentro da instituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AKMM14122017.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.