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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34382
Tipo: | TCC |
Título: | Ruído de tráfego e variáveis urbanas: Estudo de caso do bairro Altiplano Cabo Branco, João Pessoa (PB) |
Autor(es): | Figueiredo, Beatriz Dias de |
Primeiro Orientador: | Demartini, Juliana |
Resumo: | A elaboração de mapas de ruído revela-se como uma ferramenta crucial para o planejamento urbano, pois permite a visualização da poluição sonora na área analisada, sendo fundamental para o diagnóstico e a proposição de estratégias de mitigação do ruído. A poluição sonora, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ocupa o segundo lugar entre os tipos de poluição ambiental, perdendo apenas para a poluição do ar. A mesma organização publicou um relatório sinalizando que, até 2050, cerca de 1/4 da população global poderá apresentar algum grau de perda auditiva (WHO, 2017). Esse panorama se torna cada vez mais alarmante diante do crescimento rápido das áreas urbanas e do consequente aumento das vias e da frota de veículos. Contudo, no Brasil não existem normativas e legislações que façam a regulamentação ou a obrigatoriedade na elaboração desses mapas, resultando em uma lacuna importante. Na cidade de João Pessoa, a partir dos mapas de ruído de tráfego dos bairros produzidos pelo grupo SOMar, é perceptível o cenário agravante da poluição sonora na zona Leste da cidade. Por isso este trabalho vem colaborar com o diagnóstico de mais um importante bairro, o Altiplano Cabo Branco, o qual sofre com um rápido processo de adensamento e verticalização. O objetivo deste trabalho é mapear o ruído de tráfego do bairro Altiplano Cabo Branco e analisá-lo a partir de normativas e variáveis urbanísticas. Desse modo, este trabalho visa contribuir também com a divulgação da situação atual do ruído na comunidade e conscientizar a população e autoridades competentes acerca dos efeitos na qualidade de vida de seus habitantes. Do ponto de vista metodológico, diversas etapas foram realizadas para alcançar esse objetivo. Esse processo incluiu a pesquisa bibliográfica, legislativa e normativa sobre o tema, estudo de mapas correlatos, caracterização do bairro, coleta de dados de pesquisa de campo, sistematização de dados para simulação do mapa de ruído no software Soundplan, validação do mapa e análises. De maneira resumida, os resultados mostram que o bairro apresenta níveis de pressão sonora acima dos indicados na NBR 10151/2019, principalmente próximo às vias de tráfego intenso, situação agravada pelos acessos restritos ao bairro, áreas de alto adensamento populacional, revelando ser um bairro pensado para carros. |
Abstract: | Creating noise maps is a crucial tool for urban planning, as it allows the visualization of noise pollution in the analyzed area, which is essential for diagnosing and proposing noise mitigation strategies. According to the World Health Organization (WHO), noise pollution is the second most common type of environmental pollution, second only to air pollution. The same organization published a report indicating that, by 2050, approximately 1/4 of the global population could have some degree of hearing loss (WHO, 2017). This scenario becomes increasingly alarming given the rapid growth of urban areas and the consequent increase in roads and vehicle fleets. However, in Brazil, no regulations or legislation regulate or require the creation of these maps, resulting in a significant gap. In the city of João Pessoa, based on the traffic noise maps of the neighborhoods produced by the SOMar group, the worsening scenario of noise pollution in the city's eastern part is noticeable. This work, therefore, contributes to the diagnosis of another important neighborhood, Altiplano Cabo Branco, which is undergoing a rapid process of densification and verticalization. This work aims to map the traffic noise in the Altiplano Cabo Branco neighborhood and analyze it based on regulations and urban variables. In this way, this work also aims to contribute to disseminating the current noise situation in the community and to raise awareness among the population and competent authorities about the effects on the quality of life of its inhabitants. From a methodological point of view, several steps were taken to achieve this objective. This process included bibliographic, legislative, and regulatory research on the subject, study of related maps, characterization of the neighborhood, collection of field research data, systematization of data for simulation of the noise map in the Soundplan software, validation of the map, and analyses. In summary, the results show that the neighborhood has sound pressure levels above those indicated in NBR 10151/2019, especially near roads with heavy traffic, a situation aggravated by restricted access to the neighborhood and areas of high population density, revealing it to be a neighborhood designed for cars. |
Palavras-chave: | mapa de ruído planejamento urbano poluição sonora acústica urbana |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Arquitetura e Urbanismo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34382 |
Data do documento: | 8-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo |
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