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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34387
Tipo: Tese
Título: Me belisque real! corpo objeto, corpo sujeito e os limites superficiais de suas interfaces nas pós-humanidades de Sob a pele
Autor(es): Madeiros, Jose Eider
Primeiro Orientador: Rodrigues, Hermano de França
Resumo: Esta pesquisa tem como propósito analisar as interfaces da pele como semiossigno, como alegoria e como superfície topológica representacional, em conceitos de corpo incitados por duas obras homônimas intituladas Sob a pele, de autoria de Michel Faber, na literatura, por um lado, e traduzida por Jonathan Glazer, para o cinema, por outro, e que permitam tecer diálogo com a psicanálise de viés freudolacaniano. Face aos desdobramentos críticos da realidade contemporânea, em torno de questões que se dedicam às relações de contato nos horizontes da pós-modernidade e da pós-humanidade, o corpo e a sua superfície do tocar se vêm atravessados por inúmeros problemas e dificuldades. Isso se dá, sobretudo, em se tratando de fenômenos da subjetividade em relação ao outro, às percepções de si mesmo em relação a este outro, e aos limites que dão consistência ou não a aspectos particulares do sofrimento ou da solidão, decorrentes de ambivalências, ao mesmo tempo internas e externas, do sujeito nas dimensões clínicas do desejo e da propriocepção. Pensando nisso, a pesquisa se questiona, na medida em que se recorta pelo feminino enquanto criatura e criação alienígena protagonizada nas obras, sobre como uma leitura na perspectiva da ficção científica pode lançar reflexões, que ampliem as funções da pele do corpo em alusão estética aos desafios do tempo e do lugar humanos, diante do real no presente. Nessa esteira, ao considerar as implicações de algumas lacunas teóricas no campo psicanalítico, a pesquisa lança uma hipótese em torno da pulsão háptica, de acordo com o que se arranja em seu percurso dialógico e metodológico, especialmente quando se depara com possibilidades de configuração das modulações da sensorialidade, para formas de corporeidade outras, típicas dos avanços tecnológicos e das ficções em progresso na contemporaneidade. No que concerne às articulações teóricas para o eixo de uma análise estética, a pesquisa mais se inspira nas visões de fragmentação em Walter Benjamin, e de crítica em Georg Lukács e Fredric Jameson. Para o eixo de uma psicanálise, se baseia nos diversos textos de Sigmund Freud e Jacques Lacan, voltados aos modelos do corpo, da superfície psíquica ao da ruptura desses modelos pela topologia estrutural. Nas breves passagens pelos eixos de ligação da psicossomática com esses demais, os trabalhos de Didier Anzieu e Christophe Dejours servem de importante parâmetro a esta pesquisa. Os pressupostos teóricos voltados à ficção científica e à linguagem cinematográfica são de autorias diversas. Compreender-se-á, nos limites impostos à análise literário-fílmica, que as heroínas são de-monstr(u)ações, desde que criaturas, das posições complexas do impossível do corpo de sintoma, ao que persiste em direção à não-ex-istência, e das estranhezas dos acontecimentos no espaçotempo das ficções humanas pós-modernas, que são experimentadas em níveis de res-istência e permanência paradoxal na superficialidade, fundamental à constante, violenta e cíclica crise do falasser pós-humano.
Abstract: This research aims to analyze the interfaces of the skin as a semi-sign, as an allegory and as a representational topological surface, in concepts of the body incited by two homonymous works entitled Under the skin, by Michel Faber, in literature, on the one hand, and translated by Jonathan Glazer, for cinema, on the other, and that allow a dialogue with Freudolacanian psychoanalysis. In view of the critical developments of contemporary reality, around issues that are dedicated to con-tactile relations in the post-modernity and post-humanity horizons, the body and its touching surface are crossed by countless problems and difficulties. This occurs when dealing with phenomena of subjectivity in relation to the other, the perceptions of oneself in relation to this other, and the limits that give consistency or not to intimate aspects of suffering or loneliness, resulting from ambivalence, at the same time internal and external, of the subject in the clinical dimensions of desire and proprioception. The research questions, as it focuses on the feminine as a creature and alien creation featured in the works, about how a reading from the perspective of science fiction can launch reflections that expand the functions of the body's skin in an aesthetic allusion to the challenges of human time and place in relation to present reality. In this sense, when considering the implications of some theoretical gaps in the psychoanalytic field, the research launches a hypothesis around the haptic drive, according to what is arranged in its dialogical and methodological path, especially when faced with possibilities for configuring sensoriality modulations to other forms of corporeality, typical of technological advances and fictions in progress through contemporary times. Regarding theoretical articulations for the axis of an aesthetic analysis, the research is most inspired by the visions of fragmentation in Walter Benjamin and criticism in Georg Lukács and Fredric Jameson, and for the axis of psychoanalysis, in the various texts of Sigmund Freud and Jacques Lacan, which are focused on body models of the psychic surface and the rupture of these models by structural topology. In the brief passages through the axes between psychosomatics and the previous others, the works of Didier Anzieu and Christophe Dejours serve as an important parameter for this research. The theoretical assumptions focused on science fiction and cinematographic language come from different authors. It will be understood, within the limits imposed on literary-filmic analysis, that the heroines are de-monst(e)rations, as creatures, of the impossible body of symptom in complex positions to that which persists towards non-ex-istence and to uncanniness of the events in space-time of postmodern human fictions, which are experienced at levels of paradoxical resistance and permanence in superficiality, fundamental to the constant, violent and cyclical crisis of post-human speak-being.
RÉSUMÉ Cette recherche vise à analyser les interfaces de la peau comme semi-signe, comme allégorie et comme surface topologique représentationnelle, dans des conceptions du corps suscitées par deux ouvrages homonymes intitulés Sous la peau, par Michel Faber, en littérature, sur d'une part, et traduit par Jonathan Glazer, pour le cinéma, d'autre part, et qui permettent de dialoguer avec la psychanalyse dans un parti pris freudolacanien. Face aux évolutions critiques de la réalité contemporaine, autour des questions dédiées aux relations de contact dans les horizons de la post-modernité et de la post-humanité, le corps et sa surface de toucher sont en proie à d'innombrables problèmes et difficultés. Cela se produit surtout lorsqu'il s'agit d'aborder les phénomènes de subjectivité par rapport à l'autre, les perceptions de soi par rapport à cet autre, et les limites qui donnent consistance ou non à des aspects particuliers de souffrance ou de solitude, résultant de l'ambivalence, au à la fois interne et externe, du sujet dans les dimensions cliniques du désir et de la proprioception. Dans cette optique, la recherche s'interroge, en se concentrant sur le féminin en tant que créature et création extraterrestre présente dans les oeuvres, sur la façon dont une lecture du point de vue de la science-fiction peut lancer des réflexions qui élargissent les fonctions de la peau du corps dans un allusion esthétique aux défis du temps et du lieu humain par rapport à la réalité du présent. En ce sens, en considérant les implications de certaines lacunes théoriques du champ psychanalytique, la recherche lance une hypothèse autour de la pulsion haptique, selon ce qui est organisé dans son parcours dialogique et méthodologique, surtout face aux possibilités de configuration des modulations de la sensorialité à d'autres formes de corporéité, typiques des avancées technologiques et des fictions en cours à l'époque contemporaine. Concernant les articulations théoriques pour l'axe d'une analyse esthétique, la recherche s'inspire surtout des visions de la fragmentation chez Walter Benjamin et de la critique chez Georg Lukács et Fredric Jameson, et pour l'axe de la psychanalyse, dans les différents textes de Sigmund Freud et Jacques Lacan, axé sur les modèles du corps de la surface psychique et la rupture de ces modèles par topologie structurale. Dans les brefs passages sur les axes de connexion entre la psychosomatique et les autres, les travaux de Didier Anzieu et Christophe Dejours servent de paramètre important à cette recherche. Les hypothèses théoriques axées sur la science-fiction et le langage cinématographique proviennent de différents auteurs. On comprendra, dans les limites imposées à l'analyse littéraire et filmique, que les héroïnes sont des dé-monstr(ueux)ations, en tant que créatures, des positions complexes de l'impossible du corps de symptôme jusqu'à celui qui persiste vers la non-ex-istence de l'étrangeté des événements dans l'espace-temps des fictions humaines postmodernes, vécues à des niveaux de résistance et de permanence paradoxale dans la superficialité, fondamentaux dans la crise constante, violente et cyclique du parlêtre post-humain.
Palavras-chave: Psicanálise
Pele
Pulsão háptica
Ficção científica
Pós-humanidade
Skin
Psychoanalysis
Haptic drive
Science fiction
Posthumanity
Peau
Psychoanalyse
Pulsion haptique
Post-modernité
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34387
Data do documento: 29-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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