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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34426
Tipo: TCC
Título: Marketing como estratégia na internacionalização da arquitetura : um estudo de caso na empresa Reambientando do Seu Jeito
Autor(es): Guilherme, Nicolle Stephannie Fonseca
Primeiro Orientador: Ribeiro, Silvia Renata
Resumo: O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso foi compreender o papel do marketing no processo de internacionalização de empresas de pequeno e médio porte no setor de arquitetura, utilizando a empresa Reambientando do Seu Jeito como estudo de caso. A metodologia adotada combinou a revisão bibliográfica e a análise documental da empresa, com ênfase na observação-participante, nas métricas das redes sociais e nos projetos realizados para a) brasileiros que investem no Brasil, morando no exterior, b) estrangeiros que investem no exterior e c) estrangeiros que investem no Brasil, a fim de identificar as estratégias utilizadas, os desafios enfrentados e as oportunidades identificadas nesse processo. A pesquisa também explorou a importância das plataformas digitais e da interculturalidade na internacionalização da arquitetura, analisando como a internet revolucionou a comercialização de projetos arquitetônicos e como as diferenças culturais influenciam as estratégias de marketing. Ao final do trabalho, foi elaborado um Business Model Canvas com base nos resultados obtidos e nas melhores práticas identificadas na literatura e no estudo de caso, servindo como um guia para outras PMEs de arquitetura que desejam expandir seus negócios para o mercado internacional através do marketing e oferecendo um campo de estudo no qual os estudantes de LEA-NI podem identificar novas oportunidades de atuação e contribuir para o desenvolvimento de estudos no setor. Na conclusão, a pesquisa revelou a importância de estratégias de marketing personalizadas, dada a facilitação de atingir novos públicos através da adaptação cultural na arquitetura e da evolução do meio digital para elaboração de projetos e publicidade. Entender como conectar-se com o consumidor é essencial, por isso o desenvolvimento de parcerias e colaborações no exterior é um recurso que amplia a comunicação entre compradores e vendedores de diferentes países. Por fim, surge também a necessidade de estudos com foco em estratégias de gestão e marketing digital adaptáveis para a internacionalização de PMEs brasileiras de arquitetura com contextos similares a fim de alcançar resultados mais assertivos.
Abstract: The aim of this Final Project was to understand the role of marketing in the internationalization process of small and medium-sized companies in the architecture sector, using the company Reambientando do Seu Jeito as a case study. The methodology adopted combined a literature review and documentary analysis of the company, with an emphasis on participant observation, social media metrics and projects carried out for a) Brazilians who invest in Brazil while living abroad, b) foreigners who invest abroad and c) foreigners who invest in Brazil, in order to identify the strategies used, the challenges faced and the opportunities identified in this process. The research also explored the importance of digital platforms and interculturality in the internationalization of architecture, analysing how the internet has revolutionized the marketing of architectural projects and how cultural differences influence marketing strategies. At the end of the work, a Business Model Canvas was drawn up based on the results obtained and the best practices identified in the literature and in the case study, serving as a guide for other architecture SMEs wishing to expand their business into the international market through marketing and offering a new field of study in which LEA-NI students can identify new opportunities for action and contribute to the development of studies in the sector. In conclusion, the research revealed the importance of personalized marketing strategies, given how easy it is to reach new audiences through cultural adaptation in architecture and the evolution of the digital medium for project development and advertising. Understanding how to connect with the consumer is essential, which is why developing partnerships and collaborations abroad is a resource that broadens communication between buyers and sellers from different countries. Finally, there is also a need for studies focusing on adaptable management and digital marketing strategies for the internationalization of Brazilian architecture SMEs with similar contexts in order to achieve more assertive results.
Palavras-chave: Arquitetura
Marketing
Internacionalização
Interculturalidade
Pequenas e médias empresas
Architecture
Marketing
Internationalization
Interculturality
Small and medium-sized companies
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34426
Data do documento: 28-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais

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