Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3442
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ana Cláudia Ferreira dos-
dc.creatorOliveira, Erica da Silva-
dc.date.accessioned2018-02-23T12:12:00Z-
dc.date.available2018-01-03-
dc.date.available2018-02-23T12:12:00Z-
dc.date.issued2017-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3442-
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze the process of pedagogical assistance given to children and young people with learning difficulties or disorders. The project was developed with the Aponte project of the Educar Institution during the months of August to November of the year 2017. The Aponte project is carried out in the neighborhood of Industries and serves children and youths with difficulties or learning disorders, coming from neighborhood schools , whether public or private. The qualitative research was characterized as action research, and included a literature review on literacy and literacy, and on learning difficulties and disorders, and made use of the Logbook instrument to record and analyze the actions developed during the months we accompany the project.And the results showed that the methodologies used by the teachers had a significant and considerable effect within the scope of difficulty that each child presented from the beginning to the end of our research, developing skills that were not previously noticed by parents and teachers of the regular school, and that they were relevant for each child to succeed in their growth in knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-23T12:12:00Z No. of bitstreams: 1 ACFS30112017.pdf: 654744 bytes, checksum: 93861f95267f50c248d2ebc7af1396e5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-23T12:12:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ACFS30112017.pdf: 654744 bytes, checksum: 93861f95267f50c248d2ebc7af1396e5 (MD5) Previous issue date: 2017-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectProjeto Apontept_BR
dc.titleConstruindo a escola das diferenças: uma experiência no Projeto Apontept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Sandra Alves da Silva-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de atendimento pedagógico realizado junto a crianças e jovens com dificuldades ou distúrbios de aprendizagem. O mesmo se desenvolveu junto ao projeto Aponte da Instituição Educar, durante os meses de agosto a novembro do ano de 2017. O projeto Aponte se realiza no bairro das Indústrias e atende crianças e jovens com dificuldades ou distúrbios de aprendizagem, oriundas de escolas do bairro, sejam públicas ou privadas. A pesquisa de natureza qualitativa, se caracterizou como pesquisa-ação, e contou com uma revisão de literatura sobre alfabetização e letramento, e sobre dificuldades e distúrbios de aprendizagem e fez uso do instrumento de Diário de Bordo para o registro e análise das ações desenvolvidas durante os meses que acompanhamos o projeto. E os resultados demonstraram que as metodologias utilizadas pelas professoras surtiram um efeito significativo e considerável dentro do âmbito de dificuldade que cada criança apresentou desde o início até o fim de nossa pesquisa, desenvolvendo habilidades que antes não eram notadas pelos pais e professores da escola regular e que foram relevantes para que cada criança chegasse ao êxito de seu crescimento no saber.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACFS30112017.pdf639,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.