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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34433
Tipo: TCC
Título: A implementação da gestão por competência na organização pública
Autor(es): Silva, Isabella Nunes dos Santos Pereira da
Primeiro Orientador: Paulino, Raissa Dália
Resumo: Essa pesquisa tem como finalidade apresentar o processo de implementação da Gestão por Competências na organização pública, através de um levantamento teórico relacionado ao tema. O estudo identifica as etapas deste modelo de gestão e revisa os principais desafios de sua execução na administração pública no Brasil. A Gestão por Competências se revela como uma estratégia no desenvolvimento dos servidores no meio organizacional, visando melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados à sociedade. A pesquisa bibliográfica explorou os conceitos de competência, o modelo CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes), as etapas da aplicação da Gestão por Competências e as particularidades da administração de pessoas no setor público, buscando entender de que forma essa abordagem pode contribuir para a modernização e a otimização da administração de pessoas nas instituições públicas. A aplicabilidade do modelo de Gestão por Competências na administração pública tem por objetivo a modernização, focando no desenvolvimento da eficiência e da qualidade dos trabalhos realizados no âmbito público. Como resultados desse estudo foram identificadas as etapas para implementar esse modelo e os principais desafios, como resistência à mudança dos gestores e falta de investimento para a aplicação eficiente da gestão voltada às competências. Recomenda-se para trabalhos futuros pesquisas empíricas e comparativas para compreender a aplicação do modelo de gestão com base nas competências no contexto da administração pública no Brasil.
Abstract: This research aims to present the implementation process of Competency-Based Management in the public organization, through a theoretical survey related to the topic. The study identifies the stages of this management model and reviews the main challenges of its execution in public administration in Brazil. Competency-Based Management reveals itself as a strategy for the development of civil servants in the organizational environment, aiming to improve the quality and efficiency of services provided to society. The bibliographic research explored the concepts of competence, the KSA model (Knowledge, Skills, and Attitudes), the stages of applying Competency-Based Management, and the particularities of people management in the public sector, seeking to understand how this approach can contribute to the modernization and optimization of people management in public institutions. The applicability of the CompetencyBased Management model in public administration aims at modernization, focusing on the development of efficiency and quality of work carried out in the public sphere. The results of this study identified the steps to implement this model and the main challenges, such as resistance to change from managers and lack of investment for the efficient application of competency-based management. For future work, empirical and comparative research is recommended to understand the application of the competency-based management model in the context of public administration in Brazil.
Palavras-chave: Gestão por Competências
Administração Pública
Eficiência,
Desenvolvimento de Servidores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34433
Data do documento: 9-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Administração - CCHSA

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