Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34466
Tipo: TCC
Título: O laboratório de ensino de matemática: concepções e possibilidades para a prática pedagógica
Autor(es): Souza, Erick Igor Mousinho de
Primeiro Orientador: Varella, Vinicius Martins
Resumo: O atual ensino da Matemática enfrenta vários desafios, dentre eles aqueles de caráter metodológico. Nesse cenário, diversas pesquisas apontam o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) como uma possibilidade de superação de desafios didáticos e epistemológicos para o ensino da disciplina. Entretanto, quando nos voltamos para a literatura acadêmica percebe-se uma variedade de uso deste espaço. Dessa forma, este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal analisar as diferentes concepções de Laboratório de Ensino de Matemática, suas possibilidades para a prática pedagógica e seu papel no desenvolvimento do 'fazer matemática', no intuito de auxiliar na compreensão deste espaço a partir das possíveis classificações e, por consequência, incentivar o uso do laboratório de ensino na disciplina de matemática. No alcance do objetivo geral traçado, elaboramos dois objetivos específicos: Identificar e descrever as diferentes concepções de Laboratório de Ensino de Matemática a partir de pesquisas publicadas; Mapear possibilidades de utilização do Laboratório de Ensino de Matemática na Educação Básica, em consonância com as concepções analisadas. Como fundamentação teórica, partimos da classificação proposta por Rodrigues (2011 apud Oliveira; Kikuchi, 2018) relacionando com as considerações de autores como Rêgo e Rêgo (2013), Van de Walle (2009), Lorenzato (2012), Farias, Azeredo e Rêgo (2017), Rêgo e Rêgo (2012), Turrioni e Perez (2012), Miskulin (2012) e Benini (2006). Em relação à metodologia da pesquisa, optamos por uma pesquisa do tipo exploratória com uma abordagem qualitativa, utilizando de procedimentos bibliográficos. Ademais, devido à natureza de nossos objetivos, classificamos a pesquisa como aplicada. No processo de investigação, foram analisadas sete concepções de laboratório. Inicialmente as concepções foram categorizadas a partir de duas dimensões estabelecidas: estruturação/implementação e pedagógica. A partir da análise das dimensões e suas respectivas categorias foi possível concluir que as concepções de laboratório possuem algumas similaridades que auxiliam na conexão entre elas e consequentemente, facilitam a proposição de atividades e metodologias do LEM para a Educação Básica. Além disso, alguns aspectos analisados revelam que determinadas concepções apresentam contribuições limitadas quando comparadas com as demais. No geral, defendemos a articulação entre concepções específicas do LEM de forma a potencializar suas contribuições e facilitar o processo de conhecimento e implementação de um laboratório de ensino.
Abstract: The current teaching of mathematics faces a number of challenges, including those of a methodological nature. In this scenario, various studies point to the Mathematics Teaching Laboratory (MTL) as a possibility for overcoming didactic and epistemological challenges in teaching the subject. However, when we turn to the academic literature, we see a variety of uses for this space. Thus, the main objective of this Final Paper is to analyze the different conceptions of the Mathematics Teaching Laboratory, its possibilities for pedagogical practice and its role in the development of 'doing mathematics', in order to help understand this space based on possible classifications and, consequently, to encourage the use of the teaching laboratory in the discipline of mathematics. In order to achieve the general objective set, we have drawn up two specific objectives: to identify and describe the different conceptions of Mathematics Teaching Laboratory based on published research; to map out possibilities for using the Mathematics Teaching Laboratory in Basic Education, in line with the conceptions analyzed. As a theoretical foundation, we started from the classification proposed by Rodrigues (2011 apud Oliveira; Kikuchi, 2018), relating it to the considerations of authors such as Rêgo and Rêgo (2013), Van de Walle (2009), Lorenzato (2012), Farias, Azeredo and Rêgo (2017), Rêgo and Rêgo (2012), Turrioni and Perez (2012), Miskulin (2012) and Benini (2006). As far as the research methodology is concerned, we opted for exploratory research with a qualitative approach, using bibliographic procedures. In addition, due to the nature of our objectives, we classified the research as applied. Seven conceptions of the laboratory were analyzed in the research process. Initially, the conceptions were categorized based on two established dimensions: structuring/implementation and pedagogical. Based on the analysis of the dimensions and their respective categories, it was possible to conclude that the conceptions of the laboratory have some similarities that help to connect them and, consequently, make it easier to propose activities and methodologies for the MTL for Basic Education. In addition, some of the aspects analyzed reveal that certain conceptions have limited contributions when compared to the others. Overall, we advocate the articulation between specific conceptions of MTL in order to enhance their contributions and facilitate the process of understanding and implementing a teaching laboratory.
Palavras-chave: Laboratório de Ensino de Matemática (LEM)
Concepções de LEM
LEM na Educação Básica
Dimensão pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34466
Data do documento: 28-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EIMS19052025 .pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.