Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34492Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Costa, Breno Brasileiro | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-22T12:02:40Z | - |
| dc.date.available | 2023-12-01 | - |
| dc.date.available | 2025-05-22T12:02:40Z | - |
| dc.date.issued | 2023-11-01 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34492 | - |
| dc.description.abstract | Não contem resumo em língua estrangeira. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by maria dalvanir lima (dalvanir07@gmail.com) on 2025-05-12T14:47:48Z No. of bitstreams: 1 TCC BBC01122023.pdf: 726526 bytes, checksum: 14339e50f593bc94bfe340e80a111a2f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2025-05-22T12:02:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC BBC01122023.pdf: 726526 bytes, checksum: 14339e50f593bc94bfe340e80a111a2f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-22T12:02:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC BBC01122023.pdf: 726526 bytes, checksum: 14339e50f593bc94bfe340e80a111a2f (MD5) Previous issue date: 2023-11-01 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Funções executivas; | pt_BR |
| dc.subject | Prática social; | pt_BR |
| dc.subject | Desenvovimento infantil; | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento cognitivo; | pt_BR |
| dc.subject | Neurociência | pt_BR |
| dc.title | A prática musical no desenvolvimento das fuções executivas de escolares: uma revisão | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Gomes, Isabelle Sena | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2471700069582018 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1640724199717981 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A prática musical tem sido estudada por décadas por seu potencial para influenciar o desenvolvimento cerebral em uma variedade de aspectos, e, consequentemente impactar o desenvolvimento infantil. Com os avanços da neurociência, os estudos sobre as funções executivas (FE) vêm aumentando consideravelmente ao longo dos anos, contribuindo com o tema. As FE são consideradas funções complexas e de alto nível que incluem diversas habilidades, tais como: inibição, flexibilidade cognitiva, memória de trabalho, planejamento, organização, monitoramento e autorregulação emocional. Diante disso, o estudo caracteriza-se como revisão sistemática, de natureza qualitativa. As bases de dados utilizadas foram: Pubmed, Cochrane library, Scielo, Lilacs e Web of Science. No geral os uni termos utilizados para a pesquisa foram: Child”, “Music” e "Executive Function”, (com os operadores booleanos AND, OR e NOT). O corpus é composto por 6 estudos, analisados por meio de categorização. A pesquisa concluiu que a música é uma importante metodologia para o desenvolvimento integro das funções executivas, mas que cabe explorar mais pesquisas de qualidade para entender melhor como a música pode influenciar no desenvolvimento das funções executivas em escolares neurotípicos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação Física | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ:CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física (Licenciatura) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC BBC01122023.pdf | 709,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
