Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34492
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Breno Brasileiro-
dc.date.accessioned2025-05-22T12:02:40Z-
dc.date.available2023-12-01-
dc.date.available2025-05-22T12:02:40Z-
dc.date.issued2023-11-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34492-
dc.description.abstractNão contem resumo em língua estrangeira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by maria dalvanir lima (dalvanir07@gmail.com) on 2025-05-12T14:47:48Z No. of bitstreams: 1 TCC BBC01122023.pdf: 726526 bytes, checksum: 14339e50f593bc94bfe340e80a111a2f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2025-05-22T12:02:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC BBC01122023.pdf: 726526 bytes, checksum: 14339e50f593bc94bfe340e80a111a2f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-22T12:02:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC BBC01122023.pdf: 726526 bytes, checksum: 14339e50f593bc94bfe340e80a111a2f (MD5) Previous issue date: 2023-11-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFunções executivas;pt_BR
dc.subjectPrática social;pt_BR
dc.subjectDesenvovimento infantil;pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivo;pt_BR
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.titleA prática musical no desenvolvimento das fuções executivas de escolares: uma revisãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Isabelle Sena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2471700069582018pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1640724199717981pt_BR
dc.description.resumoA prática musical tem sido estudada por décadas por seu potencial para influenciar o desenvolvimento cerebral em uma variedade de aspectos, e, consequentemente impactar o desenvolvimento infantil. Com os avanços da neurociência, os estudos sobre as funções executivas (FE) vêm aumentando consideravelmente ao longo dos anos, contribuindo com o tema. As FE são consideradas funções complexas e de alto nível que incluem diversas habilidades, tais como: inibição, flexibilidade cognitiva, memória de trabalho, planejamento, organização, monitoramento e autorregulação emocional. Diante disso, o estudo caracteriza-se como revisão sistemática, de natureza qualitativa. As bases de dados utilizadas foram: Pubmed, Cochrane library, Scielo, Lilacs e Web of Science. No geral os uni termos utilizados para a pesquisa foram: Child”, “Music” e "Executive Function”, (com os operadores booleanos AND, OR e NOT). O corpus é composto por 6 estudos, analisados por meio de categorização. A pesquisa concluiu que a música é uma importante metodologia para o desenvolvimento integro das funções executivas, mas que cabe explorar mais pesquisas de qualidade para entender melhor como a música pode influenciar no desenvolvimento das funções executivas em escolares neurotípicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC BBC01122023.pdf709,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.