Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3450
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Cristiane Pedro da-
dc.creatorSilva, Maria Janicleide dos Santos-
dc.date.accessioned2018-02-23T14:30:48Z-
dc.date.available2017-10-31-
dc.date.available2018-02-23T14:30:48Z-
dc.date.issued2017-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3450-
dc.description.abstractIn the world there are more than 1. 600 botanical gardens. Together, they house the largest collection of species outside of nature. They have about 60,000 endangered species in their habitats over the next three decades. Pollution of air, water, soil, homogeneous forests, industrial and agricultural development, in addition to global climate change, are factors that threaten the natural gene pool and its habitats. Rapid population growth and consumption patterns of exaggeration and waste pose risks to the preservation and conservation of nature. In this scenario, the botanical garden as a scientific space will also become a space for the practice of Environmental Education (EA) and the development of ecological awareness for its employees, visitors and residents, minimizing anthropic impacts and contributing to conservation And preservation of nature. This research was developed in the Jardim Botânico Benjamim Maranhão (JBBM), located in the municipality of João Pessoa, PB in a fragment of Atlantic Forest, with 343 hectares of extension. The research-action methodology was carried out through research on: the history of Botanical Gardens; The EA program and activities carried out by this conservative unit; Bibliographic, documentary and photographic research of its collection; Walking on the trails and observations of biodiversity, whose objective was to build an ecological awareness, about the importance of maintenance and conservation and preservation of this area. Students and teachers from elementary schools, other visitors and residents of JBBM were involved in the research. The results showed that, through the socialization of scientific knowledge with the study participants, discussions about the importance of maintaining the Botanical Garden and the Atlantic Forest with their specimens were included in the school daily life, which contributed to the development of a critical social and environmental awareness, As well as for improving the quality of teaching.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-23T14:30:48Z No. of bitstreams: 1 CPS31102017.pdf: 2205746 bytes, checksum: 25ac2a0bb888862630b615f35c4b9fa7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-23T14:30:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CPS31102017.pdf: 2205746 bytes, checksum: 25ac2a0bb888862630b615f35c4b9fa7 (MD5) Previous issue date: 2017-06-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação extra-classept_BR
dc.subjectUnidade de conservaçãopt_BR
dc.titleEducação ambiental no Jardim Botânico Benjamim Maranhãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Jusselino Filho, Pedro-
dc.description.resumoNo mundo existe mais de 1. 600 jardins botânicos. Juntos, abrigam a maior coleção de espécies fora da natureza. Eles possuem em seus habitats, aproximadamente, 60 mil espécies ameaçadas de extinção, nas próximas três décadas. A poluição do ar, da água, do solo, as florestas homogêneas, o desenvolvimento industrial e agrícolas, além das mudanças climáticas global, são fatores que ameaçam o banco genético natural e seus habitats. O acelerado crescimento demográfico e os padrões de consumo de exagero e desperdícios provocam riscos à preservação e conservação da natureza. Nesse cenário, o jardim botânico como espaço científico, passa a ser também um espaço da prática da Educação Ambiental (EA) e do desenvolvimento da consciência ecológica para seus funcionários, visitantes e moradores do seu entorno, minimizando os impactos antrópicos e contribuindo com a conservação e preservação da natureza. Esta pesquisa foi desenvolvida no Jardim Botânico Benjamim Maranhão (JBBM), localizado no município de João Pessoa, PB em um fragmento de Mata Atlântica, com 343 hectares de extensão. Esta pesquisa metodológica realizou-se através de investigações sobre: a história dos Jardins Botânicos; o programa de EA e atividades realizadas por essa unidade conservadora; pesquisas bibliográficas, documentais e fotográficas do seu acervo; caminhada nas trilhas e observações da biodiversidade, cujo objetivo era possibilitar a sensibilização ecológica, sobre a importância da manutenção, conservação e preservação dessa área. Estiveram envolvidos na pesquisa, alunos e professores de escolas do ensino fundamental, outros visitantes e moradores do entorno do JBBM. Os resultados evidenciaram que através da socialização do conhecimento científico com os participantes do estudo, foi inserido no cotidiano escolar, discussões sobre a importância da manutenção do Jardim Botânico e da Mata Atlântica com seus espécimes, o que contribuiu para o desenvolvimento de uma consciência crítica socioambiental, bem como para a melhoria da qualidade do ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPS31102017.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.