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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34531
Tipo: | TCC |
Título: | e Simulação Computacional do Sistema de Arrefecimento de Um Veículo Fórmula SAE Elétrico |
Autor(es): | Silva, Jose Cleiton Faustino da |
Primeiro Orientador: | Silva, Giovanilton |
Resumo: | O sistema de arrefecimento desempenha um papel fundamental no desempenho e na confiabilidade de veículos elétricos de competição, garantindo a manutenção da temperatura ideal de operação dos componentes de potência, como motor e inversor. Neste trabalho, apresenta-se o projeto e a simulação de um sistema de arrefecimento para um veículo Fórmula SAE elétrico, considerando a integração de reservatório, bomba, mangueiras, trocador de calor e circuito de resfriamento. Inicialmente, realizou-se uma revisão dos requisitos térmicos dos componentes do sistema de tração, definindo os parâmetros de dissipação de calor e a vazão necessária do fluido refrigerante. Em seguida, a modelagem computacional do sistema foi desenvolvida utilizando softwares de simulação térmica e fluidodinâmica, permitindo a análise do comportamento do fluido e da eficiência da transferência de calor sob diferentes condições operacionais. Os resultados obtidos possibilitaram a otimização do layout hidráulico e térmico do sistema, garantindo um desempenho mais eficiente e confiável. O estudo contribui para o aprimoramento da engenharia de sistemas térmicos em veículos de competição elétrica, fornecendo uma base para futuras melhorias no projeto. |
Abstract: | The cooling system plays a fundamental role in the performance and reliability of electric competition vehicles, ensuring the optimal operating temperature of power components such as the motor and inverter. This work presents the design and simulation of a cooling system for a Formula SAE electric vehicle, considering the integration of a reservoir, pump, hoses, heat exchanger, and cooling circuit. Initially, a review of the thermal requirements of the powertrain components was conducted, defining the heat dissipation parameters and the required coolant flow rate. Subsequently, computational modeling of the system was developed using thermal and fluid dynamics simulation software, allowing for an analysis of fluid behavior and heat transfer efficiency under different operating conditions. The results enabled the optimization of the hydraulic and thermal layout of the system, ensuring more efficient and reliable performance. This study contributes to the advancement of thermal system engineering in electric competition vehicles, providing a foundation for future design improvements. |
Palavras-chave: | Arrefecimento Transferência de Calor Fórmula SAE Elétrico Simulação Computacional |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Engenharia Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34531 |
Data do documento: | 6-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Química |
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