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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34560
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Tuane Gomes da-
dc.date.accessioned2025-05-28T18:45:42Z-
dc.date.available2025-05-28T18:45:42Z-
dc.date.issued2018-07-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34560-
dc.description.abstractThis final paper aims to verify how students of the Pedagogy Course at Campus III of UFPB analyze their experiences in relation to the evaluation processes proposed by the professors of the aforementioned course. Higher education is not free from problems when it comes to evaluation. It is possible to perceive situations historically identified in Basic Education, such as inadequate instruments, lack of preparation of teachers, exclusive use of tests, competition, exclusion or use of evaluation as a measurement or comparison instrument among students. Hence the need and concern to better understand the role of evaluation in the teaching and learning process in higher education, so that these practices can be overcome and directed towards more formative and procedural practices. The qualitative approach research used the questionnaire as an instrument to collect data, which were applied to students from different periods of the Pedagogy course. The results indicated that there is a predominance of more traditional instruments, such as the test, to the detriment of evaluation instruments of a more procedural and formative nature. Graduating students and those who have recently joined the course support the proposal that it is necessary to diversify assessment strategies so that teachers' discourse and theoretical studies are coherent and promote experiences of new assessment practices. Experiencing new assessment experiences can lead teachers in training to transformative and inclusive pedagogical practices in the exercise of their profession.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by David Kilder Gomes da Silva (david.kilder@cchsa.ufpb.br) on 2025-05-28T18:45:42Z No. of bitstreams: 1 TUANE GOMES DA SILVA 2018 01.pdf: 680278 bytes, checksum: c8d95b392f88f553e6d8fc19870fb7bc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-28T18:45:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TUANE GOMES DA SILVA 2018 01.pdf: 680278 bytes, checksum: c8d95b392f88f553e6d8fc19870fb7bc (MD5) Previous issue date: 2018-07-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCurso de pedagogia.pt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem no ensino superior: experiências dos discentes do curso de Pedagogia do campus III da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Montenegro, Fabrícia Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6503525021778140pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso objetiva verificar como os discentes do Curso de Pedagogia no Campus III da UFPB, analisam suas experiências em relação aos processos de avaliação propostos pelos docentes do referido curso. O ensino superior não está livre de problemas quando o assunto é avaliação. É possível perceber situações historicamente identificadas na Educação Básica, como instrumentos inadequados, falta de preparo dos professores, uso exclusivo de provas, competição, exclusão ou utilização da avaliação como instrumento de medida ou comparação entre discentes. Daí a necessidade e a preocupação de compreender melhor o papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior, para que estas práticas sejam superadas e encaminhadas a práticas mais formativas e processuais. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou o questionário como instrumento para levantamento dos dados, que foram aplicados a estudantes de diferentes períodos do curso de Pedagogia. Os resultados indicaram que há um predomínio de instrumentos mais tradicionais, a exemplo da prova, em detrimento de instrumentos de avaliação de caráter mais processual e formativo. Os alunos concluintes e àqueles que ingressaram no curso, recentemente, defendem a proposta de que é preciso diversificar as estratégias de avaliação para que o discurso dos professores e os estudos teóricos desenvolvidos tenham coerência e promovam experiências de novas práticas avaliativas. A vivência de novas experiências de avaliação pode conduzir aos docentes em formação, práticas pedagógicas transformadoras e inclusivas no exercício de sua profissão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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