Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34577
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Tamara dos Santos-
dc.date.accessioned2025-05-29T18:05:49Z-
dc.date.available2025-05-29T18:05:49Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34577-
dc.description.abstractThis study to analyze how the inclusion of deaf students on campus III of UFPB, in the light of the national policy for special education in the perspective of inclusive educationPNEEPEI. We present the trajectory of special education in brazil up to the proposal of educacional incluson, focusing on the presence of these deaf students in higher education occurs, we resorted to studies by Daroque, Mantoan, Sassaki, Silva, among others. The subjects who participated in this study were two students with hearing impairmet and a coordinator, ass for UFPB campus III. Fae- to-face and Whatsaap interviews were conducted, following semi-structured interview scripts. We carried out a casa study with a qualitative approach, of the exploratory type. The data obtained were organized into theree categories: 1- The way the deaf student enters higher education na the use of the quota system, 2- Service of deaf students considering their specific needs, ans 3- Relationship between coordination, teacher and student deaf. The results indicated the absence of deaf students, sign language users, on the research and extension activities, the centralization of responsibility for the development of inclusion actions and accessiblity to a single sector of the institution with consequent no-invovement of coordination and professor in this process, among others.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by David Kilder Gomes da Silva (david.kilder@cchsa.ufpb.br) on 2025-05-29T18:05:49Z No. of bitstreams: 1 TAMARA DOS SANTOS ROCHA 2019 01.pdf: 459902 bytes, checksum: 3c3ee7b12aa9a0f0437ed8333f99eea0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-29T18:05:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TAMARA DOS SANTOS ROCHA 2019 01.pdf: 459902 bytes, checksum: 3c3ee7b12aa9a0f0437ed8333f99eea0 (MD5) Previous issue date: 2019-07-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEstudante surdopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectInclusão no ensino superior.pt_BR
dc.titleInclusão de estudantes surdos no campus III da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Filippe Paulino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8711011088597059pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo, teve como objetivo analisar como acontecia a inclusão de estudantes surdos no campus III da UFPB, a luz da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – PNEEPEI. Apresentamos a trajetória da Educação Especial no Brasil até a proposta da inclusão educacional, com foco na presença da população Surda no ensino superior público. Para compreendermos como ocorre a inclusão desses estudantes surdos no Ensino Superior, recorremos aos estudos de Daroque, Mantoan, Sassaki, Silva entre outros. Os sujeitos que participaram deste estudo foram duas estudantes com deficiência auditiva e um coordenador de curso, todos do campus III da UFPB. Foram realizadas entrevistas presenciais e pelo aplicativo WhatsApp, seguindo roteiros de entrevista semiestruturadas. Realizamos um estudo de caso com abordagem qualitativa, do tipo exploratório. Os dados obtidos foram organizados em três categorias: 1- A forma de ingresso do estudante surdo no ensino superior e o uso do sistema de cotas, 2- Atendimento ofertado aos estudantes surdos considerando suas necessidades específicas e 3- Relação entre coordenação, professor e estudante surdo. Os resultados indicaram a ausência de estudantes surdos, usuários de língua de sinais, no campus pesquisado, uma boa participação por parte das estudantes tanto nas atividades de ensino quanto nas de pesquisa e extensão, a centralização da responsabilidade sobre o desenvolvimento de ações de inclusão e acessibilidade a um único setor da instituição com consequente não envolvimento de coordenação e professores nesse processo, entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAMARA DOS SANTOS ROCHA 2019 01.pdf449,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.