Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3458
Tipo: TCC
Título: O trabalho com os jogos no ensino do sistema de numeração decimal
Autor(es): Rodrigues, Cristiane Pereira
Primeiro Orientador: Azerêdo, Maria Alves de
Resumo: Este trabalho discute a compreensão do Sistema de Numeração Decimal que possui importância fundamental para aprendizagem matemática, desde as séries iniciais. Teve como finalidade analisar as dificuldades que os alunos do 3o ano do Ensino Fundamental apresentam com relação ao sistema de numeração decimal, como também investigar como os jogos podem contribuir para a aprendizagem desse sistema, buscando estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. O que podemos perceber na realidade escolar é uma grande incompreensão em relação a esse tema pelas crianças, revelando dificuldades na aquisição desses conhecimentos que interferem diretamente no avanço para conteúdos mais avançados. No estudo, adotamos como principais teóricos norteadores Soares (2009), Vianna (2014), Toledo e Toledo (1997) e os documentos oficiais vigentes (BRASIL, 1997; 1998; 2001). A pesquisa teve como objetivo principal analisar a contribuição da utilização dos jogos matemáticos como instrumento facilitador no processo de ensino do sistema de numeração decimal. O estudo se caracterizou com abordagem qualitativa exploratória e foi desenvolvido com 28 estudantes matriculados no 3° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de João Pessoa - PB. Para a análise dos dados, aplicamos três atividades diagnósticas com o intuito de identificar as dificuldades que os alunos possuem em relação ao sistema de numeração decimal. Posteriormente, utilizamos jogos matemáticos com a finalidade de explorarmos as ideias pertinentes aos conceitos de sistema de numeração, envolvendo especificamente as dificuldades apresentadas. Os resultados apontaram para uma melhoria significativa na compreensão do valor posicional no Sistema de Numeração Decimal, relações numéricas e controle de atenção dos alunos, bem como um maior envolvimento dos alunos em sala de aula.
Abstract: This paper discusses the understanding of the Decimal Numbering System that has fundamental importance for mathematical learning since the initial grades. The purpose of this study was to reflect on the difficulties that the students of the 3rd year of Elementary School have in relation to the decimal number system, as well as to investigate how games can contribute to the learning of this system, seeking to stimulate independent thinking, creativity and capacity to solve problems. However, what we can perceive in the school reality is a great misunderstanding in relation to this theme, many children in carrying out the activities do not understand the idea of our decimal system, revealing high inadequate percentages in the acquisition of this knowledge that directly interfere in the advance to contents more advanced. In the study we adopted as main guiding theorists: Soares (2009), Vianna (2014), Toledo and Toledo (1997), among other authors and the current official documents (BRASIL, 1997; 1998; 2001), among others. The main objective of the research was to analyze the contribution of the use of mathematical games as a facilitator in the teaching process of the decimal numbering system. The study was characterized by an exploratory qualitative approach and was developed with 28 students enrolled in the 3rd year of Elementary School, from a public school in the city of. For the acquisition and analysis of the data, we applied three diagnostic activities in order to identify the difficulties students have in relation to the ideas related to the decimal numbering system. Subsequently, we used mathematical games in order to explore the ideas pertinent to the concepts of numbering system in a playful way. By relating their teaching and learning to the use of games, we can gain a better understanding. The results point to a significant improvement in the understanding of the positional value in the Decimal Numbering System, logical reasoning and attention control of students, essential items for the development of methodologies; achieved through the use of games when well elaborated in the classroom.
Palavras-chave: Sistema de numeração decimal
Jogos matemáticos
Ensino - matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3458
Data do documento: 8-Dez-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPR06022018.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.