Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3464
metadata.dc.type: TCC
Title: A TRILHA INTERPRETATIVA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
metadata.dc.creator: Silva, Jackson dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Xavier, Wilson José Félix
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, David Holanda de
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcanti, Mário Luiz Farias
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal, compreender como as trilhas interpretativas contribuem para a Educação Ambiental no ensino médio. A pesquisa foi realizada em duas escolas estaduais localizadas no município de Areia-PB, tendo como sujeitos da pesquisa os estudantes do segundo ano do ensino médio, caracterizando-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e do ponto de vista dos procedimentos, como exploratória e participante. As atividades desenvolvidas com as turmas foram parte de um projeto de Prolicen (Programa de Licenciaturas), e dividiram-se em três etapas principais, sendo elas: a aplicação de um questionário de sensibilização ambiental, atividade da trilha interpretativa e questionário de avaliação. A trilha interpretativa utilizada para a atividade do projeto, localiza-se no Parque Estadual Mata do Pau-Ferro, Areia-PB, um dos poucos remanescentes de Mata Atlântica da Paraíba. Os dados obtidos inicialmente foram preocupantes, pois, mesmo próximos ao parque estadual, uma grande parcela dos estudantes ainda não havia visitado o mesmo. Durante a realização da trilha os estudantes mostraram-se atentos as explicações e demonstraram algumas dúvidas. Com os dados do questionário de avaliação, enxergamos a satisfação dos estudantes em participar da trilha, e mais da metade sentiram-se mais conscientes e habilitados a fazer algo pelo meio ambiente. Diante dos resultados obtidos, chegamos a conclusão que as Trilhas Interpretativas, são recursos pedagógicos importantes para a Educação Ambiental no ensino médio, levando os estudantes a uma experiência direta com a natureza, contribuindo para a conscientização e sensibilização dos mesmos, potencializando ações voltadas a preservação ambiental por parte dos participantes. No entanto, este recurso ainda não é utilizado pelas escolas participantes do projeto, sendo dependentes de ações externas para realização de atividades semelhantes.
Abstract: The present work has as main objective, to understand how the interpretative trails contribute to Environmental Education in high school. The research was carried out in two state schools located in the city of Areia-PB, with students of the second year of secondary education as subjects of the research, being characterized as a qualitative approach and from the point of view of procedures, such as exploratory and participant. The activities developed with the classes were part of a Prolicen project (Degree Program), and were divided into three main stages: the application of an environmental awareness questionnaire, the activity of the interpretive track and the evaluation questionnaire. The interpretive trail used for the project activity is located in the Mata do Pau-Ferro State Park, Areia-PB, one of the few remnants of the Paraíba Atlantic Forest. The data obtained initially were worrisome because, even close to the state park, a large portion of the students had not yet visited the same. During the course the students were attentive to the explanations and showed some doubts. With the evaluation questionnaire data, we saw students' satisfaction in participating in the trail, and more than half felt more aware and empowered to do something for the environment. In view of the results obtained, we conclude that the Interpretive Trails are important pedagogical resources for Environmental Education in high school, leading students to a direct experience with nature, contributing to their awareness and sensitization, potentializing actions aimed at preservation environmental performance by the participants. However, this resource is not yet used by the schools participating in the project, being dependent on external actions to carry out similar activities.
Keywords: Educação ambiental - Ensino médio
Ensino de ciências.
Trilha representativa - Método pedagógico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Biológicas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3464
Issue Date: 6-Feb-2018
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSS26022018.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.