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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34640
Tipo: Tese
Título: Simulação computacional para treinamento perceptivo-visual da classificação dos resíduos faríngeos na videoendoscopia da deglutição
Autor(es): Costa, Bianca Oliveira Ismael da
Primeiro Orientador: Pernambuco, Leandro de Araújo
Segundo Orientador: Machado, Liliane dos Santos
Resumo: O acúmulo de resíduos faríngeos é um parâmetro que está relacionado à eficiência da deglutição e pode ser visualizado por meio do exame de videoendoscopia da deglutição (VED). O treinamento para classificar este parâmetro perceptivo-visual aumenta a confiabilidade da classificação e é recomendado na literatura. O uso de simuladores computacionais pode contribuir no treinamento profissional, possibilitando a avaliação automática do desempenho do participante por meio de situações que replicam experiências reais do contexto clínico, o que pode resultar em uma melhor qualidade da classificação dos resíduos faríngeos. O argumento desta tese é de que é possível proporcionar e avaliar o treinamento para a classificação dos resíduos faríngeos na VED por meio da simulação computacional. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo propor e desenvolver um simulador computacional de treinamento perceptivo-visual capaz de avaliar a habilidade do usuário em realizar a classificação dos resíduos faríngeos na VED. Para tanto, foram utilizadas informações revisadas na literatura buscando compreender como o treinamento tradicional é realizado e identificar aspectos importantes para a elaboração de um treinamento computacional. Foram identificados os requisitos necessários para tal treinamento, utilizados para propor e implementar um modelo de decisão para avaliar a habilidade perceptivo-visual do usuário. Além disso, a extração de variáveis e valores para o treinamento foi feita a partir do tratamento de vídeos e da classificação de um banco de dados de resíduos faríngeos em VED por especialistas. O resultado desta pesquisa resultou no desenvolvimento do simulador DeglutSIM para treinar a classificação dos resíduos faríngeos na VED, utilizando recortes de vídeos rotulados por especialistas e um índice de desempenho baseado na confiabilidade intra-avaliador e precisão. O DeglutSIM foi implementado com um sistema baseado em regras (SBR) com base na lógica clássica como modelo de decisão inteligente para a avaliação do desempenho do usuário, fundamentado em classificações realizadas por especialistas. O simulador conta com duas etapas para a avaliação: nivelamento, onde casos mais fáceis de serem classificados são apresentados; e prática, em que todos os tipos de casos são apresentados. As medidas de confiabilidade intra-avaliador e precisão são utilizadas para mensurar o desempenho do usuário nestas etapas. A avaliação da usabilidade do simulador foi feita através da aplicação do questionário System Usability Scale (SUS). Como resultado da avaliação de usabilidade, um score SUS médio de 92,7 de um score máximo de 100, classificado como “melhor imaginável”, foi obtido. A confiabilidade entre os avaliadores, medida pelo cálculo do coeficiente Kappa ponderado, mostrou-se entre moderada e perfeita na maioria das comparações, o que demonstra a consistência na avaliação da usabilidade do sistema entre os usuários. Deste modo, o DeglutSIM demonstrou ser uma ferramenta com potencial para auxiliar o treinamento perceptivo-visual na classificação dos resíduos faríngeos na VED, apresentando alto grau de usabilidade e concordância entre os avaliadores, o que evidencia a robustez da avaliação realizada.
Abstract: The accumulation of pharyngeal residues relates to swallowing efficiency and can be visualized using fiberoptic endoscopic evaluation of swallowing (FEES). Training to classify this visual-perceptual parameter increases the reliability of the classification and is recommended in the literature. Using computer simulators can contribute to professional training by making it possible to automatically evaluate the participant's performance through situations that replicate real experiences in the clinical context, potentially improving the quality of pharyngeal residue classification. This thesis argues that it is possible to provide and measure training for the classification of pharyngeal residues in FEES through computer simulation. Therefore, this study aimed to propose and develop a perceptual-visual training computer simulator capable of evaluating the user's ability in classifying pharyngeal residues in FEES. To achieve this, information reviewed in the literature was used to understand how traditional training is conducted and to identify important aspects for the development of computer-based training. The necessary requirements for such training were identified and used to propose and to implement a decision model to assess the user's perceptual-visual ability. Additionally, the extraction of variables and values for training was based on the processing of videos and the classification of a database of pharyngeal residues in FEES by experts. The outcome of this research resulted in the development of the DeglutSIM simulator to train the classification of pharyngeal residues in FEES, using video clippings labeled by experts and a performance index based on intra-rater reliability and accuracy. DeglutSIM was implemented with a rule-based system (RBS) based on classical logic as an intelligent decision model for evaluating user performance, based on classification made by experts. The simulator has two evaluation stages for evaluation: leveling, where cases that are easier to classify are presented; and practice, in which all types of cases are presented. The simulator's usability was assessed using the System Usability Scale (SUS) questionnaire. As a result of the usability evaluation, an average SUS score of 92.7 was obtained out of a maximum score of 100, classified as the "best possible". Inter-rater reliability, as measured by the weighted Kappa test, was moderate to perfect in most of the comparisons, which demonstrates the consistency of the system's usability evaluation among users. In this way, DeglutSIM proved to be a tool with the potential to help perceptual-visual training in the classification of pharyngeal residues in FEES, with a high degree of usability and agreement between the evaluators, which shows the validity of the evaluation.
Palavras-chave: Deglutição
Simulação computacional - Saúde
Treinamento perceptivo-visual
Educação em saúde
Resíduos faríngeos - Videoendoscopia
Deglutition
Computer Simulation
Training
Health Education
Training assessment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas e da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34640
Data do documento: 23-Ago-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde

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