Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34667
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Raiane dos Santos-
dc.date.accessioned2025-06-05T10:13:01Z-
dc.date.available2025-05-21-
dc.date.available2025-06-05T10:13:01Z-
dc.date.issued2025-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34667-
dc.description.abstractConsidering laws 10.639/2003 and 11.645/2008, it is noted that in the Biological Sciences course, in the bachelor's and licentiate degrees, few subjects in the curricular matrix have a syllabus that involves black and indigenous peoples, which corroborates with the lack of knowledge. Consequently, it is assumed that a course with few practices allied to the confrontation of racism and strengthening of identity. Specifically for the licentiate degree, it is necessary that the training has its practices aligned with the valorization and human diversity. Considering the present aspects, this work aims to understand the perceptions of undergraduate students in Biological Sciences regarding the teaching of evolution in basic education and undergraduate courses. The research had a qualitative approach, with a research technique, using the application of a semi-structured questionnaire via Google Forms, dealing with ERER, the teaching of evolution and the fight against racism, with a sample of 20 participants, all of whom were students from Campus II – Areia, of the Federal University of Paraíba, enrolled in the Biological Sciences course. The research registration protocol at CEP is 83526124.8.0000.5188. As a result, we reflected the little discussion and proposal of ERER within the biological curriculum and its impact on the fight against racism and curricular deconstruction. The data allow us to affirm that it is necessary to rethink the current training, whether bachelor's or licentiate degree, so that the curricular components can contribute to the formation of the citizen subject and with anti-racist practices in society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2025-06-05T10:13:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RSS05062025 - MB319.pdf: 1596794 bytes, checksum: c36798841c1fcba6bc1db41f8cea2aed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-05T10:13:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RSS05062025 - MB319.pdf: 1596794 bytes, checksum: c36798841c1fcba6bc1db41f8cea2aed (MD5) Previous issue date: 2025-03-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.titleAnálise da concepção de estudantes de ciências biológicas sobre o componente curricular "evolução", associado ao enfrentamento ao racismopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Daxenberger, Ana Cristina Silva-
dc.contributor.advisor-co1Sobrinho, Rosivaldo Gomes de Sá-
dc.description.resumoConsiderando as leis 10.639/2003 e a 11.645/2008, nota-se que no curso de Ciências Biológicas, nas modalidades bacharelado e licenciatura, poucas disciplinas da matriz curricular, apresentam uma ementa que envolva os povos negros e indígenas, o que corrobora com o não conhecimento. Consequentemente, tem-se a premissa que um curso com poucas práticas aliadas ao enfrentamento ao racismo e fortalecimento da identidade. Especificamente para a licenciatura, é necessário que a formação tenha suas práticas alinhadas à valorização e à diversidade humana. Considerando os presentes aspectos, este trabalho apresenta como objetivo, compreender as percepções dos alunos da graduação em Ciências Biológicas no que tange ao ensino de evolução na educação básica e na graduação. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, com técnica de investigação, utilizando-se da aplicação de um questionário semiestruturado via google formulários, tratando-se sobre a ERER, o ensino de evolução e o enfrentamento ao racismo, tendo uma amostra de 20 participantes, sendo eles(as) estudantes do campus II – Areia, da Universidade Federal da Paraíba, matriculados, no curso de Ciências Biológicas. O protocolo de registro de pesquisa no CEP é 83526124.8.0000.5188. Como resultados, refletiu-se a pouca discussão e proposição da ERER dentro do currículo biológico e seu impacto no enfrentamento ao racismo e desconstrução curricular. Os dados nos permitem afirmar que é necessário repensar a atual formação, seja bacharelado ou licenciatura, de maneira que os componentes curriculares possam contribuir na formação do sujeito cidadão e com práticas antirracistas na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSS05062025 - MB319.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons