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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3468
Tipo: TCC
Título: Brinquedoteca da UFPB: espaço de brincadeiras e aprendizagens – um estudo de caso
Autor(es): Araújo, Edvandra Sabino de Oliveira
Nazaré, Zirleide Lino
Primeiro Orientador: Ramos, Isolda Ayres Viana
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade compreender o lúdico e a sua ligação no desenvolvimento da criança com base no trabalho que é desenvolvido na Brinquedoteca do Centro de Educação da UFPB. Utilizamos como instrumentos de pesquisa, entrevista com quatorze perguntas aplicadas a dez crianças da brinquedoteca e um questionário com quatorze perguntas para a coordenadora da Brinquedoteca do Centro de Educação. O brincar tem uma grande importância no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. A brincadeira desenvolve um papel fundamental na socialização da criança, proporcionando a aprender, a compartilhar e a interagir com o outro. Brinquedoteca, segundo o Dicionário Online de Português, é a coleção de brinquedos e de variados jogos colocada numa sala ou num espaço específico para fazer com que a criança seja estimulada a brincar. Neste espaço a criança tem a oportunidade de fazer descobertas, experimentar, degustar sensações e usar a imaginação. A brinquedoteca surgiu em meados de 1934, Los Angeles. Segundo Santos (1997) inicialmente tinha como objetivo minimizar o furto de brinquedos de uma loja nas proximidades da escola existente. Em 1981 surgiu em Indianápolis, São Paulo, a primeira brinquedoteca brasileira, diferente da perspectiva americana, não tinha como objetivo o empréstimo de brinquedos e sim um espaço onde as crianças pudessem brincar com liberdade. Concluímos nosso estudo considerando que a brincadeira é de suma importância para a criança, independente da faixa etária em que se encontram, e que o lúdico colabora para o desenvolvimento e habilidades da criança. A Brinquedoteca é um ambiente lúdico, divertido e alegre, onde as crianças podem interagir umas com as outras, trocar experiências e desenvolver suas habilidades. O trabalho está constituído em quatro capítulos. Nas argumentações iniciais apresentamos o tema proposto, o local da pesquisa, apresentando o problema a ser investigado no trabalho, os objetivos propostos, a metodologia utilizada e os teóricos que apresentam em suas teorias a importância do lúdico para o desenvolvimento integral da criança. São eles: Ribeiro (1994), Almeida (1998), Cunha (2001), Kishimoto (1998), Vigotski (2001) entre outros. No segundo capítulo, foi feito um breve levantamento teórico da historicidade da ludicidade; o lúdico na legislação brasileira; educação infantil e ludicidade; percurso histórico da brinquedoteca e as finalidades da brinquedoteca na educação. No terceiro capítulo, abordamos os caminhos metodológicos utilizados, de acordo com a natureza da pesquisa, de caráter qualitativo. No quarto capítulo enfatizamos a discussão e análise interpretativa dos resultados atingidos a partir do ponto de vista dos participantes da pesquisa a respeito do lúdico na Brinquedoteca.
Abstract: The present work aims to understand the playfulness and its connection in the development of the child based on the work that is developed in the Toy Library of the Centro de Educação da UFPB. We used as research instruments, interview with fourteen questions applied to ten children of the toy library and a questionnaire with fourteen questions for the coordinator of the Brinquedoteca of the Centro de Educação. Playing has a great importance in the social, emotional and cognitive development of the child. Play plays a fundamental role in the child's socialization, providing learning, sharing and interacting with the other. Brinquedoteca, according to the Online Dictionary of Portuguese, is the collection of toys and various games placed in a room or a specific space to make the child stimulated to play. In this space the child has the opportunity to make discoveries, to experiment, to taste sensations and to use the imagination. The toy library came in mid-1934, Los Angeles. Santos (1997) initially aimed to minimize the theft of toys from a store near the existing school. In 1981, the first Brazilian toy library, different from the American perspective, appeared in Indianapolis, São Paulo. It was not intended to loan toys but rather a space where children could play with freedom. We conclude our study considering that the play is of paramount importance to the child, regardless of the age group in which they are, and that the playful one collaborates for the development and abilities of the child. The Brinquedoteca is a playful, fun and cheerful environment where children can interact with each other, exchange experiences and develop their skills. The work consists of four chapters. In the initial arguments we present the proposed theme, the research site, presenting the problem to be investigated in the work, the proposed objectives, the methodology used and the theoreticians who present in their theories the importance of the playful for the integral development of the child. They are: Ribeiro (1994), Almeida (1998), Cunha (2001), Kishimoto (1998), Vigotski (2001) among others. In the second chapter, a brief theoretical survey was made of the historicity of playfulness; the ludic in Brazilian legislation; child education and playfulness; historical route of the toy library and the purposes of the toy library in education. In the third chapter, we approach the methodological paths used, according to the nature of the research, of a qualitative nature. In the fourth chapter we emphasize the discussion and interpretative analysis of the results reached from the point of view of the participants of the research regarding the playful in the Toy Library.
Palavras-chave: Lúdico - jogos e brincadeiras
Brinquedoteca
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3468
Data do documento: 30-Nov-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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