Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Evanita Rathge Rangel-
dc.date.accessioned2018-02-27T11:27:48Z-
dc.date.available2017-12-14-
dc.date.available2018-02-27T11:27:48Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3469-
dc.description.abstractIn Brazil, children's education went through a number of processes until it was recognized in its functions and carried out in its pedagogical practice caring and educating, in an inseparable way, with a view to promoting the development of children from 0 to 5 years of age. Based on this understanding, this work was completed with the purpose of analyzing how Child Education is given in a Reference Center on Early Childhood Education (CREI), based on the proposal that education at this stage should work in these institutions without dissociating care and educate them, offering the child a quality education guaranteeing their integral development. Understanding that the child is the main user of the educational environment, it was necessary that there be an investigation to know what contributions and care that this institution offers to children from 0 to 5 years of age. In the theoretical framework that underlies our research, we study authors such as Paschoal and Machado (2009), Barbosa (2009) and Oliveira (2010), and among the national documents we can cite the Federal Constitution (1988) the Law of Guidelines and Bases of National Education (1996), the National Curriculum Framework for Early Childhood Education (1998), the National Quality Parameters for Early Childhood Education (2006), and the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2010). The work was developed from a field research, in a qualitative and characterized as exploratory approach. He used as an instrument a field diary where observations were recorded during the period in which we remained in the field. As a result of our research noted that the child institution in its pedagogical practice still needs to be rethought when it comes to child development. Caring is very important for the child to feel confident and comfortable, but the need to educate and indispensable for the learning and development of the child.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-27T11:27:48Z No. of bitstreams: 1 ERRS14122017.pdf: 1380955 bytes, checksum: da1fe24a43e7da12f96a99f0a0b3e046 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-27T11:27:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ERRS14122017.pdf: 1380955 bytes, checksum: da1fe24a43e7da12f96a99f0a0b3e046 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectCuidar - educarpt_BR
dc.titleEducação infantil: a importância da primeira fase da educação básicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luísa Nogueira de-
dc.description.resumoNo Brasil, a educação infantil passou por vários processos até ser reconhecida em suas funções e realizar em sua prática pedagógica o cuidar e o educar, de forma indissociável, com vistas a promover o desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos de idade. Partindo desse entendimento, este trabalho de conclusão de curso foi construído tendo como objetivo analisar como se dá a Educação Infantil em um Centro de Referência em Educação Infantil (CREI), pautado na proposta que a educação nessa fase deve atuar nessas instituições sem dissociar o cuidar e o educar, oferecendo a criança uma educação de qualidade garantindo seu desenvolvimento integral. Compreendendo que a criança é a principal usuária do ambiente educacional, fazia-se necessário que haja uma investigação para saber quais as contribuições e cuidados que essa instituição oferece às crianças de 0 a 5 anos de idade. No referencial teórico que embasou nossa pesquisa, estudamos autores como Paschoal e Machado (2009), Barbosa (2009) e Oliveira (2010), e dentre os documentos nacionais podemos citar a Constituição Federal (1988) a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (2006) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010). O trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo, em uma abordagem qualitativa e caracterizada como exploratória. Utilizou como instrumento um diário de campo onde foram anotadas as observações durante o período em que permanecemos em campo. Como resultado da nossa pesquisa observou que a instituição infantil em sua prática pedagógica ainda precisa ser repensada quando se trata do desenvolvimento da criança. O cuidar é muito importante para que a criança se sinta confiante e confortável, mas a necessidade do educar e indispensável para o aprendizado e desenvolvimento da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERRS14122017.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.