Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3472
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jon Enderson do Nascimento-
dc.date.accessioned2018-02-27T12:15:21Z-
dc.date.available2017-12-12-
dc.date.available2018-02-27T12:15:21Z-
dc.date.issued2017-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3472-
dc.description.abstractThe general objective of this work is to know the influence of emotions in the process of abandoning youth and adult literacy, having as a specific objective to analyze the conditioning factors related to abandonment, the affective relationships constituted in the classroom and actions of the school in the rescue in front of the students from the theoretical contributions of Rafael Bisquerra, Elisa Gonsalves, Paulo Freire, Vila Felice Vila, Antonio R. Damasio, Juan Casassus, Jaqueline P. Ventura, Álvaro Vieira Pinto, Mirian Aparecida Ricetti and others. We chose to work with qualitative field research, in which the instrument used for data collection was a semi-structured interview containing twelve open questions, in which the answers were transcribed because the subjects of the research did not yet master the writing system. Through the results we perceive several factors that favor avoidance, however, anger and sadness were the main emotions present in the evasion process, such emotions were generated from experiences in situations of failure in the educational process, in which we had questions that they demand teaching and learning until the relationships constituted in the classroom. The research demonstrated the need for pedagogical work in an emotional perspective, in which the school with the educator, need to be attentive to the work proposals implemented in the classroom, so that failure is not a competent emotional stimulator that can lead to evasion.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-27T12:15:21Z No. of bitstreams: 1 JENS12122017.pdf: 1156885 bytes, checksum: 914508dfa953f2c69858d5d7d2227bfd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-27T12:15:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JENS12122017.pdf: 1156885 bytes, checksum: 914508dfa953f2c69858d5d7d2227bfd (MD5) Previous issue date: 2017-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEducação emocionalpt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos e educação emocional em Bayeux - PB: influência das emoções no abandono da alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carício, Marcia Rique-
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho é conhecer a influência das emoções no processo de abandono da Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA), tendo enquanto objetivos específicos, analisar os fatores condicionantes relativo ao abandono; as relações afetivas constituídas em sala de aula, e ações da escola no resgate frente aos estudantes evadidos; a partir das contribuições teóricas de Rafael Bisquerra, Elisa Gonsalves, Paulo Freire, Quézia Vila Flor Furtado, Antônio R. Damásio, Juan Casassus, Jaqueline P. Ventura, Álvaro Vieira Pinto e Mirian Aparecida Ricetti, dentre outros. Optamos por trabalhar com pesquisa qualitativa de campo; na qual o instrumento utilizado para a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada, contendo doze questões abertas. As respostas das entrevistas foram transcritas, devido os sujeitos da pesquisa ainda não dominarem o sistema de escrita. Através dos resultados, percebemos diversos fatores que favoreceram a evasão, no entanto, a raiva e a tristeza foram as principais emoções presentes no processo de evasão. Tais emoções foram geradas, a partir de vivências em situações de fracassos no processo educativo, nos quais tivemos questões que demandaram ensino e aprendizagem até as relações constituídas em sala de aula. A pesquisa demonstrou a necessidade de um trabalho pedagógico em uma perspectiva emocional, em que a escola junto ao educador, precisam estarem atentos as propostas de trabalho implementadas em sala de aula, a fim de que o fracasso não seja um estimulador emocional competente que possa acarretar evasão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JENS12122017.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.