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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34758
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Kaliane dos Santos-
dc.date.accessioned2025-06-06T03:02:25Z-
dc.date.available2025-06-05-
dc.date.available2025-06-06T03:02:25Z-
dc.date.issued2024-10-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34758-
dc.description.abstractThe National Solid Waste Policy (PNRS), instituted by Law No. 12.305/2010, together with the Basic Sanitation Law, No. 11.445/2007, brought important guidelines for integrated solid waste management in Brazil. These laws impose on municipalities the responsibility of drawing up Municipal Integrated Solid Waste Management Plans (PMGIRS) to guarantee efficient waste management. However, many municipalities face difficulties in implementing these policies efficiently. This study assessed the current management of urban solid waste, and the effectiveness of the actions proposed in the PMGIRS of the municipality of Guarabira - PB. The municipality, one of the most populous in the state, faces major challenges in terms of solid waste management. The assessment was based on indicators such as the Compliance Index (IAP), the Plan Quality Index (IQP), the Plan Complexity Index (ICP) and the Plan Potential Index (IPP), which seek to verify whether the plan meets legal requirements and whether its implementation contributes to reducing environmental impacts, as well as promoting the social inclusion of waste pickers. The analysis was based on the methodology adapted from Cloquell-Ballester et al. (2006) by Chaves, Siman and Sena (2020), which includes all the criteria necessary for a proper assessment. This tool allowed for a careful analysis of compliance with the guidelines established by the PNRS. The evaluation of the Compliance Index (IAP) indicated that Guarabira's PMGIRS fully complies with the minimum content required by the PNRS, with the IAP reaching 100%, the Plan Quality Index (IQP) 95.24% and the Plan Condition Index (ICP) 95.32% of the total value. The Plan Potential Index (PPI) had a percentage of 96.41%. The results show that Guarabira's PMGIRS complies with legal requirements and is effective in waste management. However, improvements such as expanding selective collection and encouraging the formalization of waste pickers are essential to optimize future performance.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2025-06-06T03:02:25Z No. of bitstreams: 1 Kaliane dos Santos Lima - TCC.pdf: 828941 bytes, checksum: 6160124816191d9b79a15079661b3ffb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-06T03:02:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kaliane dos Santos Lima - TCC.pdf: 828941 bytes, checksum: 6160124816191d9b79a15079661b3ffb (MD5) Previous issue date: 2024-10-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectResíduos sólidos.pt_BR
dc.subjectLimpeza urbana.pt_BR
dc.subjectIndicadores.pt_BR
dc.titlePlano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos de Guarabira-PB: avaliação de indicadores e perspectivas de gestãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Nóbrega, Claudia Coutinho.-
dc.description.resumoA Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010, em conjunto com a Lei de Saneamento Básico, nº 11.445/2007, trouxeram importantes diretrizes para a gestão integrada de resíduos sólidos no Brasil. Essas legislações impõem aos municípios a responsabilidade de elaborar Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) a fim de garantir uma gestão eficiente dos resíduos. Contudo, muitos municípios enfrentam dificuldades para implementar essas políticas de forma eficiente. Este trabalho avaliou a atual gestão de resíduos sólidos urbanos e a efetividade das ações propostas no PMGIRS do município de Guarabira – PB. O município, um dos mais populosos do estado, lida com grandes desafios relacionados à gestão de resíduos sólidos. A avaliação foi realizada com base em indicadores como o Índice de Atendimento (IAP), o Índice de Qualidade do Plano (IQP), o Índice de Complexidade do Plano (ICP) e o Índice de Potencial do Plano (IPP), que buscam verificar se o plano atende às exigências legais e se sua implementação contribui para a redução dos impactos ambientais, além de promover a inclusão social dos catadores de resíduos. A análise baseou-se na metodologia adaptada de Cloquell-Ballester et al. (2006) por Chaves, Siman e Sena (2020), que contempla todos os critérios necessários para uma avaliação adequada. Essa ferramenta permitiu uma análise criteriosa do cumprimento das diretrizes estabelecidas pela PNRS. A avaliação do Índice de Atendimento (IAP) indicou que o PMGIRS de Guarabira atende plenamente ao conteúdo mínimo exigido pela PNRS, com o IAP alcançando o percentual de 100%, o Índice de Qualidade do Plano (IQP) atende 95,24% e o Índice de Condição do Plano (ICP), obteve 95,32% do valor total. Já o Índice de Potencial do Plano (IPP), apresentou um percentual de 96,41%. Os resultados mostram que o PMGIRS de Guarabira está em conformidade com as exigências legais e é eficaz na gestão de resíduos. No entanto, melhorias como a expansão da coleta seletiva e o incentivo à formalização dos catadores são essenciais para otimizar o desempenho futuro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

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