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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34759
Tipo: | TCC |
Título: | Monitoramento da Implantação de uma Framework para Avaliar a Sustentabilidade de Escolas Públicas Municipais de Itapetim - Pernambuco |
Autor(es): | Oliveira, Joao Pedro Idelfonso de |
Primeiro Orientador: | Vasconcelos, Claudio Ruy Portela de |
Resumo: | A avaliação da sustentabilidade tornou-se uma prática essencial em diversas áreas, incluindo planejamento urbano, desenvolvimento de produtos e gestão organizacional. Este trabalho tem como foco a análise da sustentabilidade em uma escola pública do município de Itapetim, estado de Pernambuco. A pesquisa integra teoria e prática, considerando o contexto do desenvolvimento sustentável da instituição e seus aspectos relacionados. A importância da educação ambiental é ressaltada, especialmente com o impulso de eventos globais que estabeleceram projetos, métodos, objetivos, princípios e ações voltadas para a conscientização e promoção do desenvolvimento sustentável. O principal objetivo deste estudo é acompanhar o desenvolvimento de um framework que possibilite a avaliação da sustentabilidade da escola pública municipal permitindo a verificação do progresso e dos impactos das ações implementadas. Essa abordagem busca transformar os impactos socioambientais por meio da conscientização de alunos, abrangendo desde o ensino básico até o nível superior. Além disso, o framework inclui indicadores que viabilizam o monitoramento e a análise de comportamentos, fornecendo informações precisas para apoiar a tomada de decisões, planejamento e a definição de metas. A implementação de estratégias sustentáveis é fundamental para o avanço da educação ambiental nas escolas, promovendo uma cultura de responsabilidade e cuidado com o meio ambiente. A metodologia adotada ao longo do trabalho combina abordagens qualitativas e quantitativas, caracterizando-se como uma pesquisa descritiva e exploratória. As ferramentas desenvolvidas para a avaliação da sustentabilidade das instituições educacionais são fundamentais para o acompanhamento sistemático e consistente do progresso em relação aos compromissos de sustentabilidade estabelecidos em agendas globais e fóruns específicos. Os resultados esperados incluem a identificação de práticas eficientes e sustentáveis que podem ser implementadas na escola, além da sensibilização de toda a comunidade escolar sobre a importância da sustentabilidade. Ao integrar a educação ambiental no cotidiano escolar, a escola se torna um espaço de transformação social, onde alunos, professores e a comunidade podem trabalhar juntos em prol de um futuro mais sustentável. Em suma, a avaliação da sustentabilidade em escolas públicas, como a de Itapetim, é uma ferramenta essencial para promover a conscientização ambiental e o uso responsável dos recursos naturais. O desenvolvimento de um framework para essa avaliação não apenas contribui para a melhoria das práticas educacionais, mas também prepara os alunos para enfrentar os desafios ambientais globais, formando cidadãos mais conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente. |
Abstract: | The evaluation of sustainability has become an essential practice in various areas, including urban planning, product development, and organizational management. This study focuses on the analysis of sustainability in a public school in the municipality of Itapetim, in the state of Pernambuco. The research integrates theory and practice, considering the context of the institution’s sustainable development and its related aspects. The importance of environmental education is emphasized, especially with the impetus from global events that established projects, methods, objectives, principles, and actions aimed at raising awareness and promoting sustainable development. The main objective of this study is to monitor the development of a framework that enables the evaluation of the municipal public school’s sustainability, allowing for the verification of progress and the impacts of implemented actions. This approach seeks to transform socio environmental impacts through student awareness, encompassing education from elementary through higher education. Furthermore, the framework includes indicators that facilitate monitoring and analysis of behaviors, providing precise information to support decision-making, planning, and goal-setting. The implementation of sustainable strategies is fundamental for the advancement of environmental education in schools, promoting a culture of responsibility and care for the environment. The methodology adopted throughout the study combines qualitative and quantitative approaches, characterizing it as descriptive and exploratory research. The tools developed for the evaluation of sustainability in educational institutions are crucial for the systematic and consistent tracking of progress regarding the sustainability commitments established in global agendas and specific forums. Expected outcomes include the identification of efficient and sustainable practices that can be implemented in the school, as well as raising awareness among the entire school community about the importance of sustainability. By integrating environmental education into the daily school routine, the school becomes a space for social transformation, where students, teachers, and the community can work together towards a more sustainable future. In summary, the evaluation of sustainability in public schools, such as the one in Itapetim, is an essential tool for promoting environmental awareness and the responsible use of natural resources. The development of a framework for this evaluation not only contributes to improving educational practices but also prepares students to face global environmental challenges, fostering more conscious and committed citizens regarding the preservation of the environment. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento Sustentável Sustentabilidade Educação Ambiental Ambiental |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Engenharia Civil e Ambiental |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34759 |
Data do documento: | 31-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental |
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