Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34783
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLira, Sérgio Ricardo do Nascimento-
dc.date.accessioned2025-06-09T13:46:13Z-
dc.date.available2025-01-23-
dc.date.available2025-06-09T13:46:13Z-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34783-
dc.description.abstractThis research sought to analyze the process of inclusion and permanence of employees with disabilities at IFPB considering institutional policies and actions to improve management practices. In our theoretical foundation, we trace a history of the evolution of the inclusion of people with disabilities and point out the various events and legal regulations that contributed to the foundation of the achievements obtained along this path and we carried out a survey of the IFPB's institutional policies and actions linked to the inclusion and permanence of servers with a disability. Making use of existing data in the People Management System, we built a mapping to outline the organizational profile of inclusion in the work context at the institution. Through an interview with a manager in the inclusion area and a form sent to employees with disabilities, we sought to understand their different perceptions related to actions to access and remain in their work contexts at IFPB. The research is characterized by being dialectical as it seeks to interpret reality. Our research is applied by bringing solutions to the real world. Also, of an exploratory-descriptive nature and finally qualitative as it deals with aspects of reality that cannot be quantified. As data collection instruments, we used a semi-structured interview with the manager of the only sector that deals with inclusion in the Rectory and a form sent to employees with disabilities at the IFPB, opting for a thematic analysis of the information collected. After the data analysis phase, the research identified that access to work for civil servants with disabilities occurs in its overwhelming majority through the quota reservation policy. As for permanence, a general rule aimed at accessibility was identified, however, nothing specific for servers with disabilities at the IFPB. Negative perceptions were still found on the part of servers with disabilities in relation to their permanence. Due to these findings, we proposed as a Technical and Technological Product an Institutional Report on the theme addressed, which outlines all the reality found and points out proposals for intervention to solve the problems identified.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-06-09T13:46:13Z No. of bitstreams: 1 SérgioRicardoDoNascimentoLira_Dissert.pdf: 2701946 bytes, checksum: 1b2851620963bfbec0c9d4470d6397a8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-09T13:46:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SérgioRicardoDoNascimentoLira_Dissert.pdf: 2701946 bytes, checksum: 1b2851620963bfbec0c9d4470d6397a8 (MD5) Previous issue date: 2024-12-12en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectServidores com deficiência - IFPBpt_BR
dc.subjectPessoa com deficiência - Inclusãopt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectPráticas de gestãopt_BR
dc.subjectPolíticas institucionais - IFPBpt_BR
dc.subjectPerson with a disabilitypt_BR
dc.subjectPublic servicept_BR
dc.subjectWorld of workpt_BR
dc.titlePolíticas e ações de inclusão e permanência dos servidores com deficiência no Instituto Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8515147611037605pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9573971888564080pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou analisar o processo de inclusão e permanência dos servidores com deficiência no IFPB, considerando as políticas e ações institucionais para o aprimoramento das práticas de gestão. Este trabalho é de grande relevância, posto que existe um considerável número de estudos contemplando a questão do acesso e permanência da pessoa com deficiência no ensino superior, todavia direcionado apenas a discentes, desconhecendo a presença de outros públicos como servidores e prestadores de serviço em tal condição. Em nossa fundamentação teórica, traçamos um histórico da evolução da inclusão da pessoa com deficiência e pontuamos os diversos eventos e normativos legais que contribuíram como alicerce das conquistas obtidas nesse percurso; além disso, realizamos levantamento das políticas e ações institucionais do IFPB ligadas à inclusão e permanência do servidor com deficiência. Fazendo uso dos dados existentes no Sistema de Gestão de Pessoas, construímos um mapeamento para traçar o perfil organizacional da inclusão no contexto laboral na instituição. A partir de entrevista com uma gestora do único setor que trata de inclusão na Reitoria do IFPB e de um questionário produzido na plataforma Google Forms, encaminhado aos servidores com deficiência, buscamos conhecer as diferentes percepções desses participantes, relacionadas a ações de acesso e permanência de seus contextos laborais no IFPB. Nossa pesquisa é aplicada, por trazer soluções para o mundo real, de caráter exploratório-descritivo e, por fim, qualitativa, pois se ocupa de aspectos da realidade que não podem ser quantificados. As informações coletadas nos dois instrumentos citados – entrevista e questionário – foram analisadas por temas. Encerrada a fase de análise dos dados, a pesquisa identificou que o acesso ao trabalho para servidores com deficiência ocorre em sua esmagadora maioria pela política de reserva de cotas. Quanto à permanência, foi identificada uma norma geral voltada a acessibilidade, todavia, nada específico para servidores com deficiência no IFPB. Ainda foram encontradas percepções negativas por parte dos servidores com deficiência com relação à sua permanência. Em razão destes achados, propusemos como Produto Técnico Tecnológico um Relatório Institucional sobre a temática abordada, o qual delineia toda a realidade encontrada e aponta propostas de intervenção para a solução dos problemas identificados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SérgioRicardoDoNascimentoLira_Dissert.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.