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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3478
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Jordyelly de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-27T14:06:27Z | - |
dc.date.available | 2017-12-14 | - |
dc.date.available | 2018-02-27T14:06:27Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3478 | - |
dc.description.abstract | The present work has as its theme the learning of the children of the initial years in relation to the use of semiotic representations in the additive field. It approaches concepts and careful research on the registers of semiotic representations and the additive field produced by children and how they can be used by educators. The purpose of this research was to analyze the differentiated forms of semiotic records used by children in the resolution of additive field problems. The specific objectives are: to diagnose children's level of comprehension about the additive field and to identify the variety of records used by children, showing difficulties and facilities. The methodology encompasses a field research, in which observation and a diagnostic activity involving additive field situations were used as instruments of information collection, in classes of the 3rd and 4th year of a public school in João Pessoa. For the preparation of this study we use as main theoretical sources authors such as: Nunes et al. (2005), Magina et al. (2008), Etcheverria, Campos e Silva (2015), Smole e Diniz (2001), the National Curricular Parameters, (BRAZIL, 1997) and Cadernos 1, 2 and 4 of the National Pact for Literacy in the Right Age (BRAZIL, 2014), produced by MEC (Ministry of Education and Culture). From the observation and the activity carried out, it was evidenced the relevance of the analysis of the registers by the teachers in order to identify the difficulties of the students as well as in the reuse of these records as instruments in pedagogical mediation. It has also been shown that the main element for mathematical learning is the registers of semiotic representations, since it is these representations that allow teachers to know what the student thinks about what is being taught. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-27T14:06:27Z No. of bitstreams: 1 JSS14122017.pdf: 1522345 bytes, checksum: a6d70512b801bc50be247f493d5a3d2c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-02-27T14:06:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JSS14122017.pdf: 1522345 bytes, checksum: a6d70512b801bc50be247f493d5a3d2c (MD5) Previous issue date: 2017-12-01 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Representação semiótica | pt_BR |
dc.subject | Campo aditivo | pt_BR |
dc.title | A aprendizagem das crianças dos anos iniciais com relação ao uso de representações semióticas no campo aditivo | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Azerêdo, Maria Alves de | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como tema a aprendizagem das crianças dos anos iniciais com relação ao uso de representações semióticas no campo aditivo. Aborda conceitos e investigação criteriosa sobre os registros de representações semióticas e o campo aditivo, produzidas pelas crianças e como podem ser aproveitados pelos educadores/a. O objetivo dessa pesquisa foi analisar as formas diferenciadas de registros semióticos utilizados por crianças na resolução de problemas do campo aditivo. Os objetivos específicos são: diagnosticar o nível de compreensão das crianças sobre o campo aditivo e identificar a variedade dos registros utilizados pelas crianças, evidenciando dificuldades e facilidades. A metodologia abrange uma pesquisa de campo, na qual foram utilizadas como instrumentos de coleta de informações a observação e uma atividade diagnóstica envolvendo situações do campo aditivo, em turmas do 3o e 4o ano de uma escola pública de João Pessoa. Para a elaboração desse estudo utilizamos como principais fontes teóricas autores como: Nunes et al. (2005), Magina et al. (2008), Etcheverria, Campos e Silva (2015), Smole e Diniz (2001), os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e os Cadernos 1, 2 e 4 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (BRASIL, 2014), produzido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). A partir da observação e da atividade realizada, foi evidenciada a relevância da análise dos registros por parte dos/as professores/as na intenção de identificar as dificuldades dos alunos como também na reutilização desses registros como instrumentos na mediação pedagógica. Evidenciou-se também que o principal elemento para a aprendizagem matemática são os registros de representações semióticas, pois são essas representações que permitem aos professores saberem o que o/a aluno/a pensa sobre o que está sendo ensinado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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