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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34791
Tipo: | Dissertação |
Título: | Laboratório Vivo : a horta como espaço de vivência e experiências para o ensino de botânica na Escola Estadual Dr. Antonio de Souza, Parnamirim/RN |
Autor(es): | Queiroz, Marcelo Henrique Campos de |
Primeiro Orientador: | Morais, Fernando Ferreira de |
Resumo: | O ensino de botânica nas escolas brasileiras enfrenta diversos desafios, dentre eles a dificuldade ou a falta de conhecimento de alguns professores, o desinteresse dos alunos, estruturas precárias das escolas, a falta de contextualização dos temas com o cotidiano dos estudantes, além da dificuldade em dar significado ao que se está. Tais desafios culminam na acentuação da “Impercepção Botânica”, fenômeno segundo o qual alunos e professores demonstram desinteresse no estudo dos vegetais, tornando o processo de ensino-aprendizagem enfadonho, sem significado e ineficiente. A fim de apresentar uma proposta de enfrentamento desta problemática, o presente trabalho desenvolveu uma horta escolar como um "Laboratório Vivo" voltado para o ensino de botânica, sob uma perspectiva de ensino-aprendizagem fundamentada na abordagem investigativa. A pesquisa foi realizada de agosto/2023 a dezembro/2023 na Escola Estadual Técnica e em Tempo Integral Dr. Antônio de Souza, no município de Parnamirim-RN, com a participação de uma turma do componente curricular “Oficina formativa”, formada por alunos da 1ª série do ensino médio. Mais especificamente, a abordagem investigativa foi qualitativa, enquadrando-se na modalidade de Pesquisa de Natureza Interventiva (PNI). Desse modo, o projeto foi desenvolvido através de uma Sequência Didática Investigativa (SDI) dividida em três eixos temáticos, nos quais foram contemplados conteúdos de aprendizagem factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. A partir disso, os resultados demonstram que o Laboratório Vivo consiste em uma ferramenta eficaz para a promoção de uma aprendizagem significativa e engajadora, desenvolvendo habilidades socioemocionais e aumentando a consciência crítica dos alunos. Além disso, o trabalho destaca a notoriedade de espaços não-formais de aprendizagem para a valorização das plantas e para o reconhecimento de sua importância para uma alimentação saudável. Em contrapartida, a pesquisa identificou alguns desafios, como as dificuldades dos alunos em seguir protocolos experimentais e a necessidade de mais acompanhamento do professor durante as atividades. Por fim, o Laboratório Vivo provou ser uma ferramenta útil na prevenção da "Impercepção Botânica" e na ressignificação do ensino sobre as plantas. Ao final do projeto, foi criado um Guia Didático baseado na Sequência Didática Investigativa (SDI) desenvolvida na pesquisa. |
Abstract: | Botany teaching in Brazilian schools faces several challenges, including the lack of teacher knowledge, student disinterest, inadequate school infrastructure, insufficient contextualization of topics with students' daily lives, and difficulties in making the study meaningful and relevant. These challenges contribute to the exacerbation of "Botanical Imprecision," where both students and teachers show disinterest in studying plants, making the teaching-learning process tedious, meaningless, and inefficient. This study aims to develop the school garden as a "Living Laboratory" focused on botany education, using an investigative teaching-learning approach. The research was conducted from August 2023 to December 2023 at the Escola Estadual Técnica e em Tempo Integral Dr. Antônio de Souza in Parnamirim-RN, involving a class in the "Formative Workshop" component with first-year high school students. The investigative approach was qualitative and falls under the category of Interventional Research (IR). The project was developed through an Investigative Didactic Sequence (IDS) divided into three thematic axes, covering factual, conceptual, procedural, and attitudinal learning content. The results demonstrate that the Living Laboratory is effective in promoting meaningful and engaging learning, developing socioemotional skills, and increasing students' critical awareness. It also highlights the importance of non-formal learning spaces in valuing plants and recognizing their significance for a healthy diet. The research identified challenges such as students' difficulties in following experimental protocols and the need for increased teacher support during activities. The Living Laboratory proved to be a useful tool in preventing "Botanical Imprecision" and reshaping plant education. At the end of the project, a Didactic Guide was created based on the Investigative Didactic Sequence (IDS) developed during the research. |
Palavras-chave: | Ensino de botânica Ensino por investigação Impercepção botânica Laboratório Vivo Aprendizagem - Protagonismo Botanical Unawareness Education Inquiry-based Teaching Learning Living Laboratory Protagonism |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Biologia Molecular |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34791 |
Data do documento: | 20-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
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