Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34798
Tipo: | Tese |
Título: | Reflexos da internacionalização da formação continuada na profissionalização docente o Programa Gira Mundo |
Autor(es): | Silva, Meirylane Lopes da |
Primeiro Orientador: | Palhano, Tânia Rodrigues |
Resumo: | Na tentativa de se buscar novos caminhos que proporcionem maior efetividade às experiências de formação docente e que sejam capazes de trazer transformações positivas para a atuação desses profissionais e para o sistema educativo, tem-se investido nos últimos anos na internacionalização da formação continuada, buscando como fonte de aprendizado as experiências pedagógicas exitosas desenvolvidas em outros países. Enveredando pelos caminhos que perpassam esses processos formativos, esta tese analisa os reflexos da internacionalização da formação continuada promovida pelo Programa Gira Mundo, desenvolvido entre os anos de 2016 e 2020 pelo governo do estado da Paraíba, na profissionalização e na prática docente. Nesse contexto, a questão central da pesquisa é: quais os reflexos da internacionalização da formação continuada promovida por meio do Programa Gira Mundo sobre a profissionalização e a prática dos docentes da rede estadual de ensino da Paraíba? Norteado por esse questionamento, o objetivo da pesquisa é compreender de que maneira a participação dos professores no programa Gira Mundo, que oferece intercâmbio internacional para aprimoramento pedagógico, influencia na sua prática docente e na sua profissionalização. Para alcançar esse objetivo, o referencial teórico foi construído a partir do diálogo com estudiosos da formação docente, com destaque para Imbernón (2009, 2010), Zeichner (1993, 2003) e Nóvoa (1997, 2002, 2007), e ainda da internacionalização da formação e seus reflexos no trabalho do professor, em que autores como Knight (2006, 2007, 2013, 2020) e De Wit (2015) são trazidos como base teórica. Este estudo adotou uma abordagem fenomenológica qualitativa como base metodológica, com o objetivo de compreender as experiências e as percepções dos professores participantes do Programa Gira Mundo. Para isso, foi utilizada como técnica de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. Com o intuito de analisar e interpretar os dados obtidos, foi adotado o método fenomenológico, que permite a exploração das experiências subjetivas dos participantes e a compreensão dos significados atribuídos às vivências relacionadas ao programa Gira Mundo e à própria prática docente. A hipótese analisada nesta tese é que a internacionalização da formação continuada promovida pelo Programa Gira Mundo proporciona aos docentes participantes uma prática didático-pedagógica crítica e reflexiva, contribuindo para o seu processo de profissionalização. As conclusões desta tese apontaram que o Programa Gira Mundo desempenhou um papel relevante na formação e profissionalização dos docentes contribuindo para a ampliação de horizontes pedagógicos e a introdução de práticas educacionais inovadoras inspiradas em contextos internacionais. A participação no intercâmbio fortaleceu a percepção dos professores acerca da valorização profissional e estimulou reflexões sobre suas práticas pedagógicas, levando-os a reconsiderar e ressignificar métodos e estratégias de ensino. Contudo, a efetividade e continuidade das inovações se deu apenas parcialmente de modo exitoso, sendo, para parte dos professores, limitadas por obstáculos institucionais, como a falta de recursos e de estrutura adequada, bem como a ausência de apoio da gestão e dos pares. Concluiuse, assim, que, para tornar os reflexos do Programa Gira Mundo mais sustentáveis, é necessário investir em políticas que fortaleçam comunidades de prática e redes de colaboração. Ao criar espaços de apoio mútuo entre docentes no “chão da escola”, essas políticas possibilitam o compartilhamento contínuo de metodologias e experiências, promovendo a reconstrução e o aprimoramento das práticas pedagógicas ao longo do tempo. |
Abstract: | In an effort to seek new paths that provide greater effectiveness to teacher training
experiences and bring positive transformations to both educators' practices and the
educational system, investments have been made in recent years in the
internationalization of continuing education, using successful pedagogical experiences
from other countries as learning sources. Exploring the pathways within these
formative processes, this thesis analyzes the effects of the internationalization of
continuing education promoted by the Gira Mundo Program, developed between 2016
and 2020 by the government of the state of Paraíba, on teacher professionalization
and teaching practice. Within this context, the central research question is: What are
the effects of the internationalization of continuing education promoted through the
Gira Mundo Program on the professionalization and practice of teachers in Paraíba’s
state education network? Guided by this question, the research aims to understand
how the participation of teachers in the Gira Mundo program, which offers international
exchanges for pedagogical development, influences their teaching practice and
professionalization. To achieve this objective, the theoretical framework was built from
a dialogue with scholars of teacher training, notably Imbernón (2009, 2010), Zeichner
(1993, 2003), and Nóvoa (1997, 2002, 2007), as well as on the internationalization of
education and its impact on teachers’ work, with authors such as Knight (2006, 2007,
2013, 2020) and De Wit (2015) providing theoretical foundations. This study adopted
a qualitative phenomenological approach as a methodological basis, aiming to
understand the experiences and perceptions of teachers who participated in the Gira
Mundo Program. Semi-structured interviews were used as the data collection
technique. For data analysis and interpretation, the phenomenological method was
adopted, allowing for the exploration of participants’ subjective experiences and
understanding of the meanings attributed to their experiences related to the Gira
Mundo program and their teaching practices. The hypothesis analyzed in this thesis is
that the internationalization of continuing education promoted by the Gira Mundo
Program provides participating teachers with a critical and reflective didacticpedagogical practice, contributing to their professionalization process. The
conclusions of this thesis indicated that the Gira Mundo Program played a significant
role in teacher training and professionalization, expanding pedagogical horizons and
introducing innovative educational practices inspired by international contexts.
Participation in the exchange strengthened teachers' perceptions of professional
appreciation and stimulated reflections on their teaching practices, leading them to
reconsider and redefine their teaching methods and strategies. However, the
effectiveness and continuity of innovations were only partially successful, as
institutional obstacles, such as lack of resources and adequate infrastructure, as well
as lack of support from management and peers, limited implementation for some
teachers. It was concluded that, to make the effects of the Gira Mundo Program more
sustainable, it is necessary to invest in policies that strengthen communities of practice
and collaborative networks. By creating spaces of mutual support among teachers
within schools, these policies enable the continuous sharing of methodologies and
experiences, promoting the reconstruction and enhancement of pedagogical practices
over time. RESUMEN En un esfuerzo por buscar nuevos caminos que ofrezcan mayor efectividad a las experiencias de formación docente y traigan transformaciones positivas tanto para la práctica de estos profesionales como para el sistema educativo, se ha invertido en los últimos años en la internacionalización de la formación continua, tomando como fuente de aprendizaje las experiencias pedagógicas exitosas desarrolladas en otros países. Explorando las rutas que atraviesan estos procesos formativos, esta tesis analiza los efectos de la internacionalización de la formación continua promovida por el Programa Gira Mundo, desarrollado entre 2016 y 2020 por el gobierno del estado de Paraíba, en la profesionalización y práctica docente. En este contexto, la pregunta central de la investigación es: ¿Cuáles son los efectos de la internacionalización de la formación continua promovida a través del Programa Gira Mundo sobre la profesionalización y la práctica de los docentes de la red estatal de enseñanza de Paraíba? Guiada por esta pregunta, la investigación tiene como objetivo comprender de qué manera la participación de los docentes en el programa Gira Mundo, que ofrece intercambio internacional para el desarrollo pedagógico, influye en su práctica docente y en su profesionalización. Para alcanzar este objetivo, el marco teórico se construyó a partir del diálogo con estudiosos de la formación docente, destacando a Imbernón (2009, 2010), Zeichner (1993, 2003) y Nóvoa (1997, 2002, 2007), y sobre la internacionalización de la formación y sus efectos en el trabajo del profesor, con autores como Knight (2006, 2007, 2013, 2020) y De Wit (2015) como bases teóricas. Este estudio adoptó un enfoque fenomenológico cualitativo como base metodológica, con el objetivo de comprender las experiencias y percepciones de los docentes participantes del Programa Gira Mundo. Para ello, se utilizaron entrevistas semiestructuradas como técnica de recolección de datos. Con el fin de analizar e interpretar los datos obtenidos, se adoptó el método fenomenológico, que permite explorar las experiencias subjetivas de los participantes y comprender los significados atribuidos a las vivencias relacionadas con el programa Gira Mundo y la propia práctica docente. La hipótesis analizada en esta tesis es que la internacionalización de la formación continua promovida por el Programa Gira Mundo proporciona a los docentes participantes una práctica didáctico-pedagógica crítica y reflexiva, contribuyendo a su proceso de profesionalización. Las conclusiones de esta tesis señalaron que el Programa Gira Mundo desempeñó un papel relevante en la formación y profesionalización de los docentes, contribuyendo a la ampliación de horizontes pedagógicos y a la introducción de prácticas educativas innovadoras inspiradas en contextos internacionales. La participación en el intercambio fortaleció la percepción de los docentes sobre la valoración profesional y estimuló reflexiones sobre sus prácticas pedagógicas, llevándolos a reconsiderar y resignificar métodos y estrategias de enseñanza. Sin embargo, la efectividad y continuidad de las innovaciones fue solo parcialmente exitosa, ya que para algunos docentes, estas se vieron limitadas por obstáculos institucionales, como la falta de recursos y estructura adecuada, así como la ausencia de apoyo de la gestión y los pares. Se concluyó, por tanto, que, para hacer más sostenibles los efectos del Programa Gira Mundo, es necesario invertir en políticas que fortalezcan comunidades de práctica y redes de colaboración. Al crear espacios de apoyo mutuo entre los docentes en el “terreno escolar”, estas políticas permiten el intercambio continuo de metodologías y experiencias, promoviendo la reconstrucción y el perfeccionamiento de las prácticas pedagógicas a lo largo del tiempo. |
Palavras-chave: | Formação docente Formação continuada Internacionalização Profissionalização docente Programa Gira Mundo Continuing education Internationalization Teacher professionalization Gira Mundo Program Formación continua Internacionalización Profesionalización docente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34798 |
Data do documento: | 16-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MeirylaneLopesDaSilva_Tese.pdf | 2,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons