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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34814
Tipo: Dissertação
Título: O papel do jornal-laboratório na formação profissional do jornalista: estudo de caso do questão de ordem da UFPB
Autor(es): Silva, Ruben Salomão Gomes da
Primeiro Orientador: Paes, Paula de Souza
Resumo: Esta dissertação investiga o processo de produção do jornal-laboratório Questão de Ordem no curso de Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, a partir de seu papel na formação profissional do jornalista ao longo do tempo. A intenção da pesquisa encontrar indícios na produção do jornal-laboratório enquanto ferramenta pedagógica de experimentação necessária para formação profissional em jornalismo. A partir dessa reflexão busca-se contribuir para estudos que orientem a prática profissional do jornalista. Para isso, utilizaremos para o estudo de caso apresentado por Yin (2005) e sua aplicação em comunicação através de indício, conforme Braga (2008), no conjunto de levantamentos documentais, bibliográficos, entrevistas com os docentes e discentes, além da observação participante (Gil, 2008) deste processo no primeiro semestre de 2023 da disciplina de Oficina de Jornalismo Impresso. O interesse por esse objeto empírico se justifica pelo debate sobre a formação de jornalistas, em todo o mundo, sobre o papel na academia na formação profissional e os seus critérios adaptativos ao longo do tempo. Os levantamentos históricos das produções propõem um cuidado ao buscar reconhecer a necessidade de preservar produções laboratoriais que trazem uma visão bivalente de exercícios acadêmicos e registros jornalísticos do momento, criando assim uma memória do ensino em jornalismo, além de elencar os indícios constantes tanto em sua história como na produção contemporânea do Jornal Questão de Ordem. Com isso, demonstrar como a atividade pedagógica expõem a discussão de teoria e prática no ensino de jornalismo dentro do contexto de avanços tecnológicos na formação profissional advindo do eixo formativo do curso de Jornalismo. É a partir desse estudo de caso que os ferramentais de pesquisa demonstram como a formação profissional do jornalista na UFPB e encontram pontos que remetem reflexões sobre as decisões doentes conduções de um jornal laboratório ao longo de mais de 40 anos.
Abstract: This dissertation investigates the production process of the laboratory newspaper Questão de Ordem in the Undergraduate Journalism course at the Federal University of Paraíba, based on its role in the professional training of journalists over time. The intention of the research is to find evidence in the production of the laboratory newspaper as a pedagogical tool of experimentation necessary for professional training in journalism. Based on this reflection, we seek to contribute to studies that guide the professional practice of journalists. To this end, we will use the case study presented by Yin (2005) and its application in communication through evidence, according to Braga (2008), in the set of documentary and bibliographic surveys, interviews with professors and students, in addition to participant observation (Gil, 2008) of this process in the first semester of 2023 of the Print Journalism Workshop discipline. The interest in this empirical object is justified by the debate on the training of journalists, worldwide, on the role of academia in professional training and its adaptive criteria over time. Historical surveys of the productions propose a careful attempt to recognize the need to preserve laboratory productions that bring a bivalent view of academic exercises and journalistic records of the time, thus creating a memory of journalism education, in addition to listing the constant evidence both in its history and in the contemporary production of the Jornal Questão de Ordem. With this, it demonstrates how pedagogical activity exposes the discussion of theory and practice in journalism education within the context of technological advances in professional training arising from the formative axis of the Journalism course. It is from this case study that the research tools demonstrate how the professional training of journalists at UFPB and find points that lead to reflections on the decisions and conduct of a laboratory newspaper over more than 40 years.
Palavras-chave: Jornalismo - Formação profissional
Ensino de jornalismo - Memória
Jornal-laboratório
Práticas jornalísticas
Jornal Questão de Ordem
Journal-laboratory
Professional qualification
Memory of journalism teaching
Journalistic practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34814
Data do documento: 3-Set-2024
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Jornalismo

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