Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34831
Tipo: TCC
Título: "Tornar-se terapeuta na abordagem centrada na pessoa : um relato de experiência”
Autor(es): Lucena Filho, Carlos Alberto de
Primeiro Orientador: Silva, Sandra Souza da
Primeiro Coorientador: Teixeira, Tatiana da Silva
Resumo: Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de tornar-se terapeuta na Abordagem Centrada na Pessoa a partir de atendimentos psicológicos realizados durante o período de estágio supervisionado. Parte-se da compreensão que existe um salto entre estudar a teoria e vivenciá-la na prática, de forma que muitos estudantes e profissionais podem encontrar dificuldades em sua atuação clínica. Para acompanhar este processo, foram registradas após cada atendimento Versões de Sentido, uma forma de relato que capta de forma condensada a experiência de um momento vivido. A partir destes registros, a experiência foi organizada em eixos de sentido e discutida à luz da literatura no que toca ao processo de tornar-se terapeuta na centrado na pessoa. Percebeu-se o quanto dores e vivências pessoais podem afetar o desenvolvimento da terapia, bem como os benefícios que uma escuta empática e autêntica oferecem ao cliente. Mais do que se propor como exemplo, o trabalho apresenta um relato sensível sobre os desafios e prazeres que podem marcar o início da trajetória clínica.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Terapeuta
Abordagem Centrada na Pessoa
Psicoterapia
Versão de sentido
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34831
Data do documento: 30-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucena Filho, Carlos Alberto de TCC.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons