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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34844
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Ensino de zoonoses no contexto de Saúde Única |
Autor(es): | Rabelo, José Jean Tavares |
Primeiro Orientador: | Pinto, Pedro Cordeiro Estrela de Andrade |
Resumo: | A Saúde Única, ou Uma Só Saúde, é um novo paradigma definido como um olhar científico integrado entre a saúde do ser humano, dos animais e do meio ambiente, associada à adoção de políticas públicas eficazes para a prevenção e controle de agravos abrangendo todos os ambientes, do nível local ao global. Entre os agravos analisados neste paradigma, as zoonoses são doenças transmitidas dos animais para os humanos. Alterações no equilíbrio da saúde humana, animal e ambiental podem provocar a emergência e a reemergência e a transmissão destas doenças. Ações baseadas nesta abordagem requerem uma estreita integração interdisciplinar, entre níveis de organizações administrativas, como também o envolvimento dos cidadãos através de políticas científicas e educativas. O presente trabalho objetivou desenvolver o ensino de Saúde Única, através do ensino por investigação e aplicação de ciência cidadã. A atividade investigativa foi aplicada com uma turma do 2º do ano do Ensino Médio da EEEFM Santos Dumont, no Bairro das Indústrias, na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil, um dos mais acometidos por LVC no país. No contexto de doenças zoonóticas, induzimos os alunos ao questionamento e à problematização, planejando o roteiro e a construção do próprio conhecimento através de metodologias ativas. O projeto foi dividido em três etapas. Na primeira, houve aplicação de um questionário pré-teste que demonstrou que 87% dos alunos identificaram o termo zoonoses, 58,8% identificaram o cão como reservatório do protozoário causador da Leishmaniose e apenas 22,7% conhecia como evitar a proliferação do mosquito Flebótomo; 86,3% identificaram Raiva, 71,3% Leptospirose, 65% Leishmaniose e 58,8% Sarna como zoonoses. Logo após, apresentamos o conceito de Saúde Única utilizando o filme Contágio (2011), de Steven Soderbergh, e aplicamos um questionário para compreender a interação entre meio ambiente, animais e humanos. Na segunda etapa, desenvolvemos um estudo sobre Zoonoses através de pesquisa e SAI, bem como as hipóteses sobre a prevalência de LC no Bairro das Indústrias. Usando uma reportagem local e trabalhos acadêmicos, foi possível levantar hipóteses sobre a relação entre desmatamento, saúde animal e humana. Por meio de SAI, os alunos pesquisam e apresentam uma atividade sobre as principais zoonoses. Posteriormente, os alunos participam de uma atividade investigativa através de coleta de dados e registro de animais errantes pelo aplicativo de geoprocessamento Vicon SAGA, através do qual 82% dos alunos avistaram cães e gatos, enquanto 13% viram porcos. A atividade de aula de campo mostrou a proximidade da mata do Xém-Xém com a escola e a comunidade, momento em que os alunos relataram sobre a visualização de animais silvestres. Na terceira etapa, por fim, ocorreu o tratamento e a apresentação dos dados coletados pelos alunos, bem como debate e encerramento do projeto. Os resultados obtidos com todas as etapas da SDI evidenciam que a proposta permitiu aos alunos atuarem de maneira ativa, sendo protagonistas do seu próprio aprendizado e promovendo um olhar crítico e reflexivo sobre a relação estreita entre ser humano, animal e ambiente. |
Abstract: | One Health is a new paradigm defined as an integrated scientific approach to the health of humans, animals and the environment, associated with the adoption of effective public policies for the prevention and control of diseases covering all environments, from the local to the global level. Among the diseases analyzed in this paradigm, zoonoses are diseases transmitted from animals to humans. Changes in the balance of human, animal and environmental health can lead to the emergence, re-emergence and transmission of these diseases. Actions based on this approach require close interdisciplinary integration between levels of administrative organizations, as well as the involvement of citizens through scientific and educational policies. The investigative activity was applied to a 2nd year high school class at EEEFM Santos Dumont, in the Indústrias neighborhood, in the city of João Pessoa, Paraíba, Brazil, one of the most affected by Canine Visceral Leishmaniasis in the country. In the context of zoonotic diseases, we induced the students to question and problematize, planning the itinerary and building their own knowledge through active methodologies. The project was divided into three stages. In the first, we administered a pre-test questionnaire which showed that 87% of the students identified the term zoonoses, 58.8% identified the dog as a reservoir of the protozoan that causes Leishmaniasis and only 22.7% knew how to prevent the proliferation of the Phlebotomus mosquito; 86.3% identified Rabies, 71.3% Leptospirosis, 65% Leishmaniasis and 58.8% Scabies as zoonoses. We then presented the concept of One Health using Steven Soderbergh's film Contagion (2011) and applied a questionnaire to understand the interaction between the environment, animals and humans. In the second stage, we developed a study on Zoonoses through research and an inverted classroom, as well as hypotheses about the prevalence of canine Leishmaniasis in the Indústrias neighborhood. Using a local news report and academic papers, we were able to raise hypotheses about the relationship between deforestation and animal and human health. Using a flipped classroom, the students researched and presented an activity on the main zoonoses. Afterwards, the students took part in an investigative activity by collecting data and recording stray animals using the Vicon SAGA geoprocessing application, through which 82% of the students spotted dogs and cats, while 13% saw pigs. The field class activity showed how close the Xém-Xém forest is to the school and the community, at which point the students reported seeing wild animals. In the third stage, we finally processed and presented the data collected by the students, as well as debating and closing the project. The results obtained from all the stages of the Didactic Sequence show that the proposal allowed students to act actively, being the protagonists of their own learning and promoting a critical and reflective look at the close relationship between human beings, animals and the environment. |
Palavras-chave: | Doenças zoonóticas - Ensino por investigação Ensino por investigação - Leishmaniose visceral Ciência cidadã Sala de aula invertida Inquiry-based learning Visceral Leishmaniasis Flipped classroom Citizen science |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Biologia Molecular |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34844 |
Data do documento: | 28-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
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