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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34846
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensino investigativo conhecimento cientifico para divulgação da prevenção de zoonoses |
Autor(es): | Cavalcanti, Moisés da Silva |
Primeiro Orientador: | Galvão, Bruno Henrique Andrade |
Resumo: | As zoonoses são doenças infecciosas transmitidas dos animais ao homem e do homem para o animal podendo ainda se adaptarem e serem transmitidas de homem para homens, são causadas por diferentes agentes etiológicos como; fungos, bactérias, vírus, parasitas e príons. As alterações comportamentais do homem e o progresso, durante os séculos, aumentou o convívio com animais silvestres e o consumo destes animais. Além disso, a globalização, a introdução de vetores em espaços urbanos e o desmatamento tem aumentado consideravelmente a ocorrência das zoonoses em todo o Brasil. Com a necessidade de se trabalhar o tema de saúde ambiental nas escolas e neste caso especificamente das zoonoses, o currículo do Novo Ensino Médio do Estado de Pernambuco embora cite a palavra zoonose uma única vez, o tema é abordado nos itinerários formativos de saúde, reforçando a necessidade e urgência da abordagem deste tema tão relevante. Com a necessidade da abordagem do tema zoonoses, a pesquisa foi desenvolvida na escola de referência em Ensino Médio Engenheiro Lauro Diniz na cidade de Recife - PE com alunos da 2ª série do ensino médio. Uma sequência didática com 10 aulas e um total de 35 alunos, em uma disciplina eletiva em que os próprios alunos escolheram se matricular. O presente estudo teve como objetivo elaborar uma estratégia didática para o ensino e aprendizagem das Zoonoses, por meio de uma sequência didática que utilize uma linguagem alinhada ao dia a dia do aluno, promovendo uma abordagem investigativa. Com apoio de metodologias ativas como: Tempestades de ideias, Visitação, Sala de aula invertida, os estudantes elaboraram folhetos com informações sobre a transmissão e prevenção das zoonoses mais prevalentes no bairro do IPSEP no Recife em formato físico e digital, que foram divulgados na escola para os alunos, pais e responsáveis que compareceram à escola. A ação aproximou os educandos da comunidade, e os educandos puderam explicar sobre transmissão e prevenção das zoonoses. Foi comprovada uma maior aprendizagem e participação no fazer pedagógico, e com a apresentação e explicação os educandos demonstraram domínio do conteúdo. Como produto da pesquisa foi produzido um guia didático voltado aos docentes do ensino médio com a finalidade de facilitar a ministração desses conteúdos de zoonoses e otimizar a sua aprendizagem. |
Abstract: | Zoonoses are infectious diseases transmitted from animals to humans, from humans to animals, and can also adapt and be transmitted from humans to humans. They are caused by different etiological agents such as fungi, bacteria, viruses, parasites, and prions. Changes in human behavior and progress over the centuries have increased contact with wild animals, combined with the consumption of exotic foods. In addition, globalization, the introduction of vectors into urban spaces, and deforestation have considerably increased the occurrence of zoonoses throughout Brazil. Although there is a need to address the issue of environmental health in schools, and specifically zoonoses in this case, the curriculum of the New High School of the State of Pernambuco only mentions the word zoonosis once, which reinforces the need and urgency of addressing this very important issue. Given the need to address the issue of zoonoses, research was conducted at the leading high school in Engenheiro Lauro Diniz in the city of Recife, PE, with 2nd grade high school students. A teaching sequence with 10 classes and a total of 35 students, in an elective subject in which the students themselves chose to enroll. The present study aimed to develop a teaching strategy for teaching and learning about zoonoses, through a teaching sequence that uses language aligned with the students' daily lives, promoting an investigative approach. With the support of active methodologies such as: brainstorming, visitation, and flipped classroom, the students created leaflets with information about the transmission and prevention of the most prevalent zoonoses in the IPSEP neighborhood in Recife in physical and digital format, which were distributed at the school to the students, parents, and guardians who attended the school. The action brought the students closer to the community, and the students were able to explain about the transmission and prevention of zoonoses. Greater learning and participation in the pedagogical work was demonstrated, and with the presentation and explanation, the students demonstrated mastery of the content. As a result of the research, a teaching guide was produced for high school teachers with the aim of facilitating the delivery of these zoonosis contents and optimizing their learning. |
Palavras-chave: | Estratégia didática Ensino aprendizagem Estratégia pedagógica Zoonoses Learning Pedagogical Strategy High school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Biologia Molecular |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34846 |
Data do documento: | 30-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
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