Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34849
Tipo: Dissertação
Título: O mundo dos fungos: uso de uma sequência didática como material de apoio para o ensino de micologia no ensino médio
Autor(es): Lima, Samuel Barbosa de
Primeiro Orientador: Pessoa, Wallace Felipe Blohen
Resumo: O ensino de micologia mostra a importância de como os fungos podem ser úteis no ecossistema, na indústria alimentícia e farmacêutica. Esses seres podem ser aplicados na biotecnologia, agricultura, fitopatologia, medicina humana, entre outras. Assim, os fungos que anteriormente estavam inclusos no “reino fungi”, hoje fazem parte do domínio Eukarya. Nesta perspectiva, é notória a importância dos fungos para os seres vivos. Todavia, foi observado no ensino médio uma redução do número de aulas de biologia, além de evidenciados conteúdos escassos nos livros didáticos sobre micologia, que contribui para as dificuldades dos alunos em relação a este tema. Nesse contexto, este trabalho visou proporcionar o ensino-aprendizagem de micologia por meio de metodologias ativas e com abordagem investigativa. Para isto, fez uso da pesquisaação e observação participante como estratégica metodológica, além de aplicação de um questionário de sondagem, em uma turma da 1ª série do ensino médio da EEEFM Tancredo Neves na cidade de Bayeux-PB, para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre fungos. Em seguida, foi aplicada uma Sequência Didática Investigativa (SDI) de dez aulas, como ferramenta pedagógica, para facilitar o ensino de micologia. Após aplicação da sequência didática, o questionário inicial foi reaplicado para fazer um comparativo dos conhecimentos prévios dos estudantes com os adquiridos durante a pesquisa. Os resultados mostraram que os conhecimentos prévios dos estudantes somaram 50% de acertos e as questões assinaladas de forma satisfatória foram às que estavam relacionadas ao cotidiano dos estudantes, tais como, o processo de decomposição em alimentos provocado por fungos e o papel desses seres nos ecossistemas. Em contrapartida, os estudantes não conseguiram responder questões mais específicas como a definição de “micologia”, o uso dos fungos na indústria de alimento, medicamento e algumas doenças provocadas por fungos. Após a aplicação do questionário de sondagem, a SDI foi executada, com aulas temáticas que englobou tópicos variados de fungos, como: “fungos na alimentação, fungos de interesse médico e fungos na saúde humana”. A SDI foi iniciada de forma expositiva e dialogada, as demais foram aulas práticas experimentais que fizeram uso do método científico, com uma abordagem lúdica e investigativa. Com o término da SDI, o questionário de sondagem foi reaplicado e os resultados foram positivos, pois, cerca de 90% dos estudantes conseguiram responder as questões de forma satisfatória, o que indica uma melhoria na assimilação dos conteúdos mediante o uso de metodologias ativas, que nesse trabalho foram utilizadas a sala de aula invertida, um jogo educativo tipo “ludo”, além de experimentos simples. Desse modo, este trabalho foi finalizado com a produção de um Guia Didático de Micologia, onde foi detalhada toda a SDI utilizada nessa pesquisa. E tem como objetivo ser repassado para professores de Ciências e Biologia para que possam reproduzir com seus estudantes.
Abstract: The teaching of mycology emphasizes the significance of fungi in ecosystems and their applications in the food and pharmaceutical industries. Fungi are utilized in biotechnology, agriculture, phytopathology, and human medicine, among other areas. Historically classified under the "kingdom fungi," these organisms are now recognized within the domain Eukarya. Despite their importance, there has been a noted reduction in biology classes at the high school level, along with a scarcity of content on mycology in textbooks, which contributes to students' difficulties in understanding this subject. This study aimed to enhance the teaching and learning of mycology through active methodologies and an investigative approach. It employed action research and participant observation as methodological strategies, along with a preliminary questionnaire to assess students' prior knowledge about fungi in a first-year high school class at EEEFM Tancredo Neves in Bayeux-PB. Following this, an Investigative Didactic Sequence (IDS) consisting of nine classes was implemented as a pedagogical tool to facilitate the teaching of mycology. After the IDS, the initial questionnaire was reapplied to compare students' prior knowledge with what they acquired during the research. Results showed that students had a 50% success rate on the initial questionnaire, with satisfactory responses related to everyday topics, such as the decomposition process in food caused by fungi and their role in ecosystems. However, students struggled with more specific questions, such as the definition of "mycology," the use of fungi in the food and pharmaceutical industries, and certain diseases caused by fungi. After the IDS, approximately 90% of students were able to answer the questions satisfactorily, indicating a significant improvement in content assimilation through the use of active methodologies. The study concluded with the production of a Didactic Guide on Mycology, detailing the entire IDS used in this research, aimed at being shared with science and biology teachers for replication with their students.
Palavras-chave: Ensino de micologia
Micologia aprendizagem
Fungos
Mycology
Learning
Protagonism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Biologia Molecular
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34849
Data do documento: 27-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SamuelBarbosaDeLima_Dissert.pdf12,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons