Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34856
Tipo: TCC
Título: Livro digital no ensino de química: mediação tecnológica para a descoberta da organização periódica dos elementos químicos
Autor(es): Cruz, Raquel Cardoso de Lima
Primeiro Orientador: Braga, Cláudia de Figueiredo
Resumo: A realidade educacional do ensino de ciências, sobretudo de química, tem se mostrado desafiadora para os professores do ensino básico. A carga excessiva de conteúdos e práticas educacionais com ausência de contextualização promovem o desinteresse dos estudantes pelo aprendizado de química. Nesse âmbito, aspectos relacionados com a tabela periódica, que embora se constitua como um tema central para o estudo da química, normalmente apresentam uma abordagem superficial e desconectada de seus aspectos históricos. Como contraponto a esse cenário, surgem iniciativas que utilizam princípios das metodologias ativas, ou seja, apresentam a intencionalidade de promover uma aprendizagem que desenvolva a autonomia do indivíduo em seu processo educativo. Nesse contexto, tem sido crescente o suporte das tecnologias digitais, que hoje fazem parte de todos os aspectos do cotidiano da sociedade moderna, como uma forma de promoção de uma educação contextual e criativa. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de desenvolver e apresentar um e-book que une diversos Recursos Didáticos Digitais para o ensino da tabela periódica, baseando-se nos princípios do modelo de Aprendizagem Tecnológica Ativa. Além disso, busca descrever o processo de construção desse recurso educacional e discuti-lo com base na literatura científica e no modelo de Aprendizagem Tecnológica Ativa. A abordagem metodológica deste trabalho trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com objetivos descritivos, a fim de apresentar e dialogar sobre o livro digital como um recurso útil para superar as dificuldades encontradas no ensino de tabela periódica e alcançar uma abordagem motivadora e interativa, que traga à tona a criticidade e o caráter transformador da educação.
Abstract: The educational reality of science teaching, particularly chemistry, has proven challenging for basic education teachers. The excessive workload of content and educational practices lacking contextualization fosters students' disinterest in learning chemistry. Within this scope, aspects related to the periodic table, although a central theme for the study of chemistry, are usually presented with a superficial approach disconnected from their historical aspects. As a counterpoint to this scenario, initiatives emerge that utilize principles of active methodologies; meaning, they intentionally promote learning that develops the individual's autonomy in their educational process. In this context, the support of digital technologies, which are now part of all aspects of modern society's daily life, has been growing as a way to promote contextual and creative education. Thus, this work aims to develop and present an e-book that combines various Digital Educational Resources for teaching the periodic table, based on the principles of the Active Technological Learning model. Furthermore, it describes the construction process of this educational resource and discusses it based on scientific literature and the Active Technological Learning model. The methodological approach of this work is a qualitative study with descriptive objectives, aiming to present and discuss the digital book as a useful resource to overcome the difficulties encountered in teaching the periodic table and achieve a motivating, interactive approach that brings to light the criticality and transformative nature of education.
Palavras-chave: Tecnologias digitais
E-book - Química
Tabela periódica
Metodologias ativas
Recursos didáticos digitais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34856
Data do documento: 30-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCLC13062025 .pdf9,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.