Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34857
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Gessica Larissa da Silva-
dc.date.accessioned2025-06-13T16:20:09Z-
dc.date.available2025-06-13T16:20:09Z-
dc.date.issued2025-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34857-
dc.description.abstractIn a context marked by profound educational inequalities and persistent challenges in the citizenship formation of young people, comprehensive education emerges as a possibility for improvement and transformation. Therefore, this study aims to investigate and analyze the implementation of the comprehensive education policy in the State of Paraíba, based on the 2017 Action Plan and State Law No. 11,100/2018, which instituted the program. To this end, we seek to understand its conception and regulation, in addition to investigating the model adopted and the observable impacts on educational indicators. Using a qualitative methodology, with an exploratory and descriptive approach, based on bibliographic and documentary review, we analyze the dimensions present in the vision of the Action Plan. The study reveals both advances, the growth in the rates of comprehensive schools, and weaknesses, in the difficulties in management and limited access to public data. In addition, there is the turnover of managers that expose the risks of discontinuity and invisibility of essential elements of the policy. The study also discusses comprehensive education as a possibility for improving the quality of education in the state, and reaffirms its importance as an educational policy and strategy for tackling inequalities in the state, inviting us to think about the role of the State in ensuring a fairer public school committed to offering excellent education to its students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Erika (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-06-13T13:23:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GLSS13062025.pdf: 1162188 bytes, checksum: 5ef2b3fcac8c33098dbb7e982490e147 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-06-13T16:20:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GLSS13062025.pdf: 1162188 bytes, checksum: 5ef2b3fcac8c33098dbb7e982490e147 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-13T16:20:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GLSS13062025.pdf: 1162188 bytes, checksum: 5ef2b3fcac8c33098dbb7e982490e147 (MD5) Previous issue date: 2025-04-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectImplementação no Estado da Paraíbapt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEscola Cidadã Integralpt_BR
dc.titleDo plano à prática: a educação integral e sua implementação na rede pública da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carneiro, Vanderson Gonçalves-
dc.description.resumoInseridos em um contexto marcado por profundas desigualdades educacionais e persistentes desafios na formação cidadã da juventude, a educação integral surge como uma possibilidade de melhoria e transformação. Com isso, o presente trabalho tem por objetivo investigar e analisar a implementação da política de educação integral no Estado da Paraíba, com base no Plano de Ação de 2017 e na Lei Estadual n° 11.100/2018, que instituiu o programa. Para tanto, busca-se compreender a sua concepção e regulamentação, além de investigar o modelo adotado e os resultados perceptíveis em alguns índices educacionais, tais como o SAEB, IDEB e as taxas de distorção idade-série. A partir de uma metodologia de natureza qualitativa, com uma abordagem exploratória e descritiva, fundamentada em revisão bibliográfica e documental, analisam-se as dimensões presentes na visão do Plano de Ação. O trabalho revela tanto avanços, os crescimentos nas taxas das escolas integrais, quanto fragilidades, os obstáculos na administração do modelo e limitação de acesso a dados públicos. Além da rotatividade de gestores que expõem os riscos de descontinuidade e invisibilidade de elementos essenciais da política. O estudo também incorre acerca da educação integral como possibilidade de melhoria na qualidade do ensino no estado, e reafirma a sua importância como política educacional e estratégia de enfrentamento às desigualdades no estado, convidando a pensar o papel do Estado na garantia de uma escola pública mais justa e comprometida em oferecer um ensino de excelência aos seus estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Bacharelado em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLSS13062025.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons