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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34864
Tipo: TCC
Título: A inversão do bem e do mal : o imaginário do cavaleiro medieval presente na figura do herói e do vilão no mangá Berserk (1990 1997)
Autor(es): Santana, Márcio Vinícius Medeiros de
Primeiro Orientador: Souza, Guilherme Queiroz de
Resumo: Os mangás atualmente possuem uma notável popularidade no Ocidente, suas histórias, além de encantarem os leitores, incorporam elementos históricos, filosóficos e sociais sob a ótica da cultura japonesa. Nesse contexto oportuno, o presente artigo analisa a obra Berserk (1989), de Kentaro Miura (1966-2021), que narra a trágica trajetória de Guts, um espadachim em busca de vingança após ser traído por seu ex-líder de bando, o antagonista Griffith. Observa-se nessa trama, ambientada em uma Idade Média fictícia, que ambos os personagens principais incorporam aspectos do imaginário do cavaleiro medieval, mas explorado de forma invertida, sendo o vilão facilmente confundido com um herói inicialmente. Por conta dessa particularidade, a análise, focada nos quatro primeiros volumes (1990-1997), vale-se dos conceitos de imaginário propostos Jacques Le Goff e a abordagem de representação histórica proposta por Roger Chartier. Esses referenciais teóricos permitem que seja possível compreender como o autor, a partir da sua obra, realiza uma reinterpretação da figura cavaleiresca a partir de uma ótica oriental e contemporânea.
Abstract: Manga currently enjoy notable popularity in the West. Their stories, beyond captivating readers, incorporate historical, philosophical, and social elements through the lens of Japanese culture. In this timely context, the present article analyzes the work Berserk (1989) by Kentaro Miura (1966–2021), which narrates the tragic journey of Guts, a swordsman seeking revenge after being betrayed by his former band leader, the antagonist Griffith. Set in a fictional Middle Ages, the story reveals that both main characters embody aspects of the medieval knightly imaginary, though this is explored in an inverted manner, with the villain initially easily mistaken for a hero. Due to this particularity, the analysis—focused on the first four volumes (1990–1997)—draws on the concept of the imaginary proposed by Jacques Le Goff and the approach to historical representation developed by Roger Chartier. These theoretical frameworks make it possible to understand how the author, through his work, offers a reinterpretation of the knightly figure from an Eastern and contemporary perspective.
Palavras-chave: Mangá
Cavalaria
Imaginário
Representação
Idade média
Manga
Chivalry
Imaginary
Representation
Middle Ages
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34864
Data do documento: 1-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - História

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