Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34865
Tipo: Dissertação
Título: Trajetórias intelectuais de pesquisadores(as) negros(as) em Direitos Humanos : o caso do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Sousa, Daniel Lima de
Primeiro Orientador: Morais, Hugo Belarmino
Resumo: Neste trabalho, buscamos compreender as contribuições das intelectualidades negras para a descolonização dos Direitos Humanos no campo educacional, a partir da análise de suas trajetórias no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, da Universidade Federal da Paraíba. Para isso, partimos de uma perspectiva histórica e conceitual que problematiza a colonização como um processo de racismo, epistemicídio e violação dos direitos dos povos originários e africanos e que aponta o aquilombamento como uma alternativa de resistência e afirmação das identidades negras. Em seguida, apresentamos as trajetórias e as insurgências epistêmicas de alguns intelectuais negros que se destacaram na luta abolicionista na construção de um pensamento crítico e emancipatório sobre a questão racial no Brasil. Em termos metodológicos e como técnica da pesquisa de campo foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os egressos e egressas. Nossas reflexões buscaram viabilizar a discussão sobre pertencimento, identidades e epistemologias negras, pensando o lugar social da pessoa negra no Brasil. Do ponto de vista teórico e epistêmico, a partir de autores como Stuart Hall, Alex Ratts, Carlos Walter Porto-Gonçalves e Joel Bonnemaison, discutimos nosso entendimento sobre a formação territorial de um povo para assim trazer elementos que fundamentam a colonialidade do saber, tendo como ponto de reflexão as análises feitas por autorias negras do Século XIX, XX e XXI, como Lélia Gonzalez Conceição Evaristo, Beatriz Nascimento, Thula Pires, Silvio de Almeida e Munanga que, trazem a centralidade da discussão racial – e decolonial – como saída para a crise identitária que cerca o povo Afro-latino-americano. Concluímos que há um avanço significativo na produção acadêmica sobre a temática racial no PPGDH-UFPB, mas que ainda há desafios para consolidar uma perspectiva epistemológica negra que reconheça e valorize as sabedorias ancestrais e as experiências coletivas dos sujeitos negros na construção do conhecimento.
Abstract: In this paper, we seek to understand the contributions of black intellectuals to the decolonization of human rights in the field of education, based on an analysis of their trajectories in the Graduate Program in Human Rights at the Federal University of Paraíba. To do this, we start from a historical and conceptual perspective that problematizes colonization as a process of racism, epistemicide and violation of the rights of native and African peoples and points to aquilombamento as an alternative for resistance and affirmation of black identities. Next, we present the trajectories and epistemic insurgencies of some black intellectuals who stood out in the abolitionist struggle in the construction of critical and emancipatory thinking on the racial question in Brazil. In methodological terms and as a field research technique, semi-structured interviews were conducted with graduates. Our reflections sought to make it possible to discuss black belonging, identities and epistemologies, thinking about the social place of black people in Brazil. From a theoretical and epistemic point of view, based on authors such as Stuart Hall, Alex Ratts, Carlos Walter Porto-Gonçalves and Joel Bonnemaison, we discussed our understanding of the territorial formation of a people in order to bring in elements that underpin the coloniality of knowledge, using as a point of reflection the analyses made by black authors from the 19th, 20th and 21st centuries, such as Lélia Gonzalez Conceição Evaristo, Beatriz Nascimento, Thula Pires, Silvio de Almeida and Munanga, who bring the centrality of the racial - and decolonial - discussion as a way out of the identity crisis that surrounds Afro-Latin American people. We conclude that there has been significant progress in academic production on racial issues at the PPGDH-UFPB, but that there are still challenges to consolidate a black epistemological perspective that recognizes and values ancestral knowledge and the collective experiences of black subjects in the construction of knowledge.
Palavras-chave: Direitos Humanos - Descolonização
Aquilombamento
Identidade negra
Intelectualidade negra
Human Rights
Black Intellectuality
Belonging
Decoloniality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Cidadania e Direitos Humanos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34865
Data do documento: 29-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DanielLimaDeSousa_Dissert.pdf698,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons