Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34880
Tipo: TCC
Título: O uso da calculadora no ensino de progressões aritméticas: uma experiência com alunos da 2ª série do ensino médio
Autor(es): Silva, Marta de Lima
Primeiro Orientador: Santos, Eduardo Gonçalves dos
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal investigar de que forma a calculadora, enquanto recurso pedagógico, pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos da 2ª série do Ensino Médio, com foco no conteúdo de Progressões Aritméticas (P.A.). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de campo, realizada por meio da aplicação de atividades contextualizadas e entrevistas com os estudantes, a fim de compreender suas percepções quanto ao uso da calculadora em sala de aula. A fundamentação teórica abarcou estudos sobre o uso de tecnologias no ensino da Matemática, documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além da análise de livros didáticos. Os resultados indicam que, quando utilizada de forma planejada, a calculadora pode ser uma ferramenta eficaz no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a investigação matemática, a autonomia dos estudantes e a construção do raciocínio lógico. A maioria dos alunos relatou que a calculadora facilitou a resolução de problemas e permitiu maior foco na interpretação e no desenvolvimento de estratégias. Concluise que a integração da tecnologia, especialmente da calculadora, deve ser incentivada nas práticas pedagógicas, desde que acompanhada de intencionalidade e orientação didática.
Abstract: This study aims to investigate how the calculator, as a pedagogical resource, can contribute to the development of mathematical reasoning in second-year high school students, focusing on the content of Arithmetic Progressions (A.P.). It is a qualitative field research conducted through the application of contextualized activities and interviews with students, in order to understand their perceptions regarding the use of the calculator in the classroom. The theoretical foundation encompassed studies on the use of technology in Mathematics education, official documents such as the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), and the analysis of textbooks. The results indicate that, when used in a planned manner, the calculator can be an effective tool in the teaching-learning process, promoting mathematical investigation, student autonomy, and the development of logical reasoning. Most students reported that the calculator facilitated problem-solving and allowed them to focus more on interpretation and the development of strategies. It is concluded that the integration of technology—especially the calculator—should be encouraged in pedagogical practices, as long as it is accompanied by intentionality and didactic guidance.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Uso de calculadora
Raciocínio lógico
Progressão aritmética
Tecnologias educacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34880
Data do documento: 29-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLS17062025.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.