Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34882
Tipo: TCC
Título: Metodologias ativas no ensino de matemática: um estudo sobre a combinação de aulas síncronas e assíncrona
Autor(es): Caldeira, Paula Cristina Costa
Primeiro Orientador: Medeiros, Adriano Alves de
Resumo: Este estudo investigou o impacto da combinação de aulas síncronas e assíncronas no ensino remoto de Matemática, especificamente durante o período suplementar 2021.1, na Universidade Federal da Paraíba. Embora o trabalho tenha sido desenvolvido em 2025, os dados analisados foram coletados em 2021, em um momento marcado pela adoção emergencial do ensino remoto devido à pandemia de COVID-19. É importante destacar que o questionário utilizado não foi elaborado por esta autora, tendo sido construído e aplicado pelo professor Adriano Alves de Madeiros, responsável pela disciplina à época. A pesquisa, de abordagem quali-quantitativa, envolveu 75 estudantes da disciplina Cálculo 2 e focou em três eixos principais: condições tecnológicas, eficácia da combinação entre momentos síncronos e assíncronos, e qualidade do YouTube como recurso educacional. Os resultados revelaram que 56% dos alunos preferiram o modelo 50% síncrono e 50% assíncrono, destacando o equilíbrio entre flexibilidade e interação. A maioria (86,6%) assistiu aos vídeos prévios em mais de 70% das aulas, e 77,6% relataram melhor aprendizagem quando se preparavam previamente, indicando a efetividade de estratégias como a sala de aula invertida. Apesar da familiaridade com o YouTube (97,3%), foram apontadas dificuldades como anúncios e distrações. Vídeos curtos, com quadro e pincel, foram os mais bem avaliados. A conectividade estável foi essencial, embora 30,7% dos alunos tenham enfrentado problemas durante as aulas síncronas. Conclui-se que o ensino remoto, quando bem planejado, pode promover uma aprendizagem mais equitativa e eficaz, desde que sustentado por infraestrutura tecnológica adequada, materiais de qualidade e formação docente contínua.
Abstract: This study investigated the impact of combining synchronous and asynchronous classes in remote mathematics education, focusing on data collected during the supplementary term of 2021.1 at a federal university. Although the research was conducted in 2025, the data analyzed were gathered in 2021, a period marked by the emergency adoption of remote education due to the COVID-19 pandemic. It is important to note that the questionnaire used in the study was not designed by the author but was created and applied by the course professor at the time. The research employed a mixed-methods approach and involved 75 students from a Calculus 2 course. The analysis focused on three main areas: technological conditions, the effectiveness of combining synchronous and asynchronous moments, and the quality of YouTube as an educational resource. Results showed that 56% of students preferred the 50% synchronous and 50% asynchronous model, highlighting a balance between flexibility and interaction. Most students (86.6%) watched the preparatory videos in more than 70% of the classes, and 77.6% reported better learning outcomes when they prepared in advance, reinforcing the potential of flipped classroom strategies. Despite high familiarity with YouTube (97.3%), challenges such as ads and distractions were reported. Short videos using traditional teaching tools like chalkboard and marker were most preferred. Stable internet connectivity proved crucial, although 30.7% of students experienced issues during synchronous sessions. The study concludes that well-structured remote teaching can promote more equitable and effective learning, provided there is adequate technological infrastructure, high-quality materials, and ongoing teacher training.
Palavras-chave: Ensino remoto
Metodologias ativas
Aulas síncronas
Aulas assíncronas
YouTube
Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34882
Data do documento: 28-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PCCC17062025 .pdf983,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.