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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34886
Tipo: TCC
Título: Estudo de casos e modelos tridimensionais: tecnologia assistiva para inclusão de deficientes visuais no ensino de quÍmica
Autor(es): Pereira, Gabriel de Jesus
Primeiro Orientador: Lima Junior, Claudio Gabriel
Resumo: No contexto brasileiro, avanços legislativos como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) têm reforçado a importância da inclusão de pessoas com deficiência em todos os aspectos da sociedade, englobando o sistema educacional. No entanto, a implementação efetiva dessas políticas requer não apenas mudanças estruturais, mas também uma preparação adequada dos professores para atender às necessidades individuais dos alunos com deficiência. Nesse sentido, a formação inicial e continuada dos professores emerge como uma questão crítica, destacando a necessidade de abordagens inovadoras e recursos educacionais adaptados para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva. Um dos desafios específicos enfrentados pelos educadores é a falta de recursos acessíveis que permitam aos alunos com deficiência visual explorar conceitos abstratos de maneira tangível. Embora a tecnologia de impressão 3D tenha o potencial de superar essa limitação, a disponibilidade de narrativas de estudos de caso em modelos tridimensionais para a educação inclusiva ainda é limitada. Nessa direção, a referida pesquisa, de caráter qualitativa, com abordagem intervencionista, teve como objetivo desenvolver e aplicar um recurso didático inclusivo, fundamentado no ensino de química e na perspectiva decolonial, voltado à participação ativa de estudantes com e sem deficiência visual. O estudo foi realizado em uma escola pública da Paraíba, em que se identificou, previamente, a necessidade de práticas pedagógicas mais efetivamente inclusivas, sobretudo no que diz respeito à acessibilidade aos conteúdos abstratos da ciência. Para isso, foi elaborado um protótipo tridimensional baseado na técnica de litofania, no qual imagens táteis foram integradas a uma narrativa acessível, permitindo a exploração sensorial dos conceitos relacionados à tabela periódica, suas propriedades e implicações socioambientais, com ênfase nos impactos do garimpo ilegal. A sequência didática que acompanhou o uso do protótipo foi estruturada em três etapas: (1) problematização inicial, com o levantamento de hipóteses e percepções dos alunos sobre os elementos químicos e o garimpo; (2) organização do conhecimento, com atividades mediadas por modelos táteis e debates orientados; e (3) aplicação do conhecimento, por meio de dramatizações e simulações de discussões parlamentares sobre mineração e impactos ecológicos. A análise dos dados coletados — via observações, registros em áudio e entrevistas com estudantes — foi realizada com base na Análise de Discurso Crítica (ADC), permitindo identificar os modos como os discursos dos alunos se organizavam em torno de padrões normativos, narrativas hegemônicas e ressignificações provocadas pela intervenção pedagógica. Os resultados apontam que o uso do protótipo possibilitou uma maior apropriação dos conteúdos por parte dos alunos com deficiência visual, ao mesmo tempo em que ampliou o repertório crítico dos demais estudantes em relação às dimensões políticas, ambientais e sociais do conhecimento químico. Notou-se também que a abordagem decolonial, ao confrontar a lógica eurocêntrica do ensino, abriu espaço para reflexões mais profundas sobre os modos de produção e exploração da natureza, tradicionalmente normalizados nos materiais didáticos convencionais. Com base nos dados coletados, conclui-se que a articulação entre tecnologia assistiva, ensino de ciências e análise crítica do discurso contribui significativamente para a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas, sensíveis às diversidades e comprometidas com a justiça social e epistêmica.
Abstract: In the Brazilian context, legislative advances such as the Brazilian Inclusion Law (Law No. 13,146/2015) have reinforced the importance of including people with disabilities in all aspects of society, including the education system. However, the effective implementation of these policies requires not only structural changes, but also adequate teacher preparation to meet the individual needs of students with disabilities. In this sense, initial and ongoing teacher training emerges as a critical issue, highlighting the need for innovative approaches and adapted educational resources to ensure truly inclusive education. One of the specific challenges faced by educators is the lack of accessible resources that allow students with visual impairments to explore abstract concepts in a tangible way. Although 3D printing technology has the potential to overcome these limitations, the availability of case study narratives in three-dimensional models for inclusive education is still limited. In this sense, the aforementioned research, of a qualitative nature, with an interventionist approach, aimed to develop and apply an inclusive teaching resource, based on the teaching of chemistry and the decolonial perspective, aimed at the active participation of students with and without visual impairments. The study was carried out in a public school in Paraíba, where it was previously agreed upon the need for more effectively inclusive teaching practices, especially with regard to accessibility to abstract science content. To this end, a threedimensional prototype was developed based on the lithophany technique, in which tactile images were integrated into an accessible narrative, allowing the sensory exploration of concepts related to the periodic table, its properties and socio-environmental implications, with an emphasis on the impacts of illegal mining. The teaching sequence that accompanied the use of the prototype was structured in three stages: (1) initial problematization, with the raising of hypotheses and perceptions of students about chemical elements and mining; (2) organization of knowledge, with activities mediated by tactile models and guided debates; and (3) application of knowledge, through dramatizations and simulations of parliamentary debates on mining and ecological impacts. The analysis of the data found — via observations, audio recordings and interviews with students — was carried out based on Critical Discourse Analysis (CDA), allowing us to identify the ways in which the students' discourses were organized around normative standards, hegemonic narratives and resignifications provoked by the pedagogy. The results indicate that the use of the prototype enabled greater appropriation of the content by students with visual impairments, while at the same time expanding the critical repertoire of the other students in relation to the political, environmental and social dimensions of chemical knowledge. It was also noted that the decolonial approach, by confronting the Eurocentric logic of teaching, opened space for deeper reflections on the modes of production and exploitation of nature, techniques standardized in conventional teaching materials. Based on the data collected, it is concluded that the articulation between assistive technology, science teaching and critical discourse analysis contributes significantly to the construction of more inclusive pedagogical practices, sensitive to diversity and committed to social and epistemic justice.
Palavras-chave: Inclusão
Deficiência visual
Ensino de química
Modelos tridimensionais
Estudos de Caso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34886
Data do documento: 28-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Química

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