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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34888
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba na formação de educadores(as) em direitos humanos
Autor(es): Araújo, Jucênio Gomes de.
Primeiro Orientador: Nóbrega, Ivanalda Dantas da.
Resumo: A Educação em Direitos Humanos (EDH) surgiu como ato de resistência ao Regime Militar, enquanto prática de educação não formal, tendo sua institucionalização como Política Pública Educacional no ano de 2003, por meio do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). Diante disso, o Estado Brasileiro teve o compromisso de implementá-lo, uma vez que as Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos (DNEDH) (Brasil, 2012) norteiam a inserção da temática na Educação, sendo urgente a formação de educadores em Direitos Humanos (DH). Na Paraíba, coube ao Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) implementar o referido Plano. Nesse contexto de ações desenvolvidas no âmbito da Educação em e para os Direitos Humanos (DH) nos aproximamos de um curso de Especialização latu sensu, para professores da Educação Básica e outros profissionais ligados aos Direitos Humanos. Analisamos experiências vivenciadas nas práticas educativas de educadores em Direitos Humanos da 3ª Gerência Regional de Ensino do Estado da Paraíba (GRE-PB), no tocante ao Polo de Campina Grande (PB), egressos do Curso de Especialização em Educação para os Direitos Humanos, na modalidade semipresencial, oferecido pelo NCDH da UFPB, no período entre 2013 e 2015. Nessa perspectiva, nossos objetivos específicos se concentram em: contextualizar a inserção da EDH na América Latina e no Brasil, refletindo acerca da inserção da EDH no NCDH, e sua contribuição na formação de educadores em Direitos Humanos na Educação Básica, no Estado da Paraíba. Escolhemos o método qualitativo de pesquisa, tendo em vista o objeto de nosso estudo. O percurso teórico-metodológico partiu de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base teórica autores como Zenaide (2014), Tosi (2014), Sacavino (2007), Benevides (2007), Candau (2007) entre outros. A análise documental inclui as escalas, Nacional e Internacional, a exemplo da CF/88; PNDH; LDB, servindo de instrumento para a promoção da Educação em e para os Direitos Humanos. A metodologia inclui a pesquisa de campo e documental, com a realização de entrevistas semiestruturadas com três Professores da Educação Básica, egressos do Curso, cujas informações foram submetidas à Análise de Conteúdo pautando-se em Bardin (1977). Nesse sentido, a pesquisa desvelou a importância do NCDH na Formação de Educadores em Direitos Humanos, no Estado da Paraíba, assim como no compromisso da UFPB frente ao PNEDH.
Abstract: Human Rights Education (EDH) emerged as an act of resistance to the Military Regime, as a non-formal education practice, and was institutionalized as a Public Education Policy in 2003, through the National Plan for Human Rights Education (PNEDH). In view of this, the Brazilian State committed to implementing it, since the National Guidelines for Human Rights Education (DNEDH) (Brazil, 2012) guide the inclusion of the theme in Education, with the urgent need to train educators in Human Rights (DH). In Paraíba, the Center for Citizenship and Human Rights (NCDH) of the Federal University of Paraíba (UFPB) was responsible for implementing the aforementioned Plan. In this context of actions developed within the scope of Education in and for Human Rights (DH), we are approaching a lato sensu Specialization course for Basic Education teachers and other professionals linked to Human Rights. We analyze experiences in the educational practices of Human Rights educators from the 3rd Regional Education Management of the State of Paraíba (GRE-PB), regarding the Campina Grande (PB) Hub, graduates of the Specialization Course in Education for Human Rights, in the blended learning modality, offered by the NCDH of UFPB, between 2013 and 2015. From this perspective, our specific objectives focus on: contextualizing the insertion of EDH in Latin America and Brazil, reflecting on the insertion of EDH in the NCDH, and its contribution to the training of educators in Human Rights in Basic Education, in the State of Paraíba. We chose the qualitative research method, considering the object of our study. The theoretical-methodological approach started with a bibliographical research, based on authors such as Zenaide (2014), Tosi (2014), Sacavino (2007), Benevides (2007), Candau (2007) among others. The documentary analysis includes the national and international scales, for example; CF/88; PNDH, LDB, serving as an instrument for the promotion of Education in and for Human Rights. The methodology includes area and documentary research, with the realization of semi-structured interviews with three Basic Education Teachers, graduates of the Course, whose information was submitted to Content Analysis based on Bardin (1977). This way, the research revealed the importance of the NCDH in the Training of Educators in Human Rights, in the State of Paraíba, as well as in the commitment of UFPB to the PNEDH.
Palavras-chave: Direitos humanos - Formação de educadores
Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH)
Professores - Especialização - Direitos humanos
Training of Educators in Human Rights
Citizenship and Human Rights Center (NCDH)
Specialization Course in Human Rights Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Direitos Humanos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34888
Data do documento: 18-Out-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

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