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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34892
Tipo: | Dissertação |
Título: | Encontros Transculturais: Memória de trabalho, atenção e leitura em crianças brasileiras e moçambicanas |
Autor(es): | Frederico, Glória Quizito Fulai |
Primeiro Orientador: | Minervino, Carla Alexandra da silva Moita |
Primeiro Coorientador: | Bulaque, Paulo Zebo |
Resumo: | A memória de trabalho (MT) e a atenção são tarefas cognitivas complexas que trabalham juntas para que a aprendizagem da leitura ocorra com sucesso. Como já é reconhecida a relação entre as variáveis e, por se tratar de países e contextos diferentes, o presente estudo analisou as relações entre MT, atenção, leitura e o perfil socioeconômico em crianças moçambicanas e brasileiras. Participaram do estudo 201 crianças de 7 a 9 anos do 2° e 3° ano do ensino fundamental de escolas públicas. Os instrumentos utilizados foram: Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, questionário sociodemográfico para avaliar as condições de saúde das crianças e experiencia profissional dos professores, testes de MT visuoespacial (TIMTraC) e auditiva-subteste dígitos, Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção – BPA, teste de reconhecimento de letras- instrumento próprio (22 letras do alfabeto), leitura de palavras e pseudopalavras - LPI e fluência - Aflet. Foram feitas análises de normalidade, teste Kolmogorov-Smirnov e Levene, análises descritivas, teste Mann-Whitney (U), Qui-quadrado (𝜒²) e o coeficiente de correlação de Spearman (r). As crianças brasileiras obtiveram melhor desempenho na fluência leitora, capacidade de reconhecer letras, MT visual e atenção, enquanto as moçambicanas obtiveram melhor desempenho na decodificação de palavras. Os resultados da MT auditiva foram semelhantes. Foram encontradas correlações significativas positivas em quase todas as variáveis de medida de desempenho (MT, atenção e leitura), de fortes a fracas no Brasil, enquanto em Moçambique foram todas fracas, exceto a MT visual, que não se correlacionou com nenhuma variável. Apenas a leitura se correlacionou com a renda de forma fraca positiva no Brasil e negativa em Moçambique. Foi possível observar que existem diferenças no desempenho, na relação e nas associações entre memória de trabalho, atenção, leitura e aspectos socioeconômicos entre crianças brasileiras e moçambicanas. Importante ressaltar que essas relações são bem estabelecidas na literatura internacional, como também em pesquisas com crianças brasileiras e portuguesas, entretanto com crianças africanas essas relações não foram encontradas. Os métodos e sistemas de ensino, o ambiente educacional e outros fatores culturais, como é o caso das línguas bantu em Moçambique, podem estar influenciando o desempenho das habilidades de leitura, MT e atenção dessas crianças, assim como a relação entre as habilidades de leitura e diferentes tipos de atenção e MT. O fato de não utilizar instrumentos do tipo lápis e papel para avaliar a memória de trabalho visual pode ter incidido no resultado. A falta de critérios padronizados referentes aos fatores socioeconômicos dificultou a análise dos dados. Para estudos futuros, com o mesmo desenho e populações similares, recomenda-se o uso de instrumentos múltiplos. |
Abstract: | Working memory (WM) and attention are complex cognitive tasks that work together for learning to read. As the relationship between these variables is well known, and because the countries and contexts are different, the study analyzed the relationship between MT, attention, reading and socioeconomic profile in Mozambican and Brazilian children. The study involved 201 children aged between 7 and 9 from the 2nd and 3rd year of elementary school in public schools. The instruments used were: Raven's Colored Progressive Matrices, a sociodemographic questionnaire to assess the health conditions of the children and the professional experience of the teachers, visual-spatial MT tests (TIMTraC) and auditory-digit subtests, the Psychological Battery for the Assessment of Attention - BPA, letter recognition test - own instrument (22 letters of the alphabet), word and pseudoword reading - LPI and fluency - Aflet. Analyses were made of normality, Kolmogorov-Smirnov and Levene tests, descriptive analyses, Mann-Whitney (U) test, Chi-square (𝜒²) and Spearman's correlation coefficient (r). Brazilian children performed better in reading fluency, ability to recognize letters, visual MT and attention, while Mozambican children performed better in decoding words. The results for auditory MT were similar. Significant positive correlations were found in almost all the performance measurement variables (MT, attention and reading), from strong to weak in Brazil, while in Mozambique they were all weak, except for visual MT, which did not correlate with any variable.Only reading correlated with income in a weak positive way in Brazil and negatively in Mozambique.It was possible to observe that there are differences in the performance, relationship and associations between working memory, attention, reading and socioeconomic aspects between Brazilian and Mozambican children.It is important to point out that these relationships are well established in international literature, as well as in research with Brazilian and Portuguese children, but with African children these relationships were not found.Teaching methods and systems, the educational environment and other cultural factors, such as the Bantu languages in Mozambique, may be influencing the performance of these children's reading, MT and attention skills, as well as the relationship between reading skills and different types of attention, and MT.The fact that pencil-and-paper instruments were not used to assess visual working memory may have affected the results.The lack of standardized criteria for socioeconomic factors made data analysis difficult.The use of multiple instruments is recommended for future studies with the same design and similar populations. |
Palavras-chave: | Tarefas cognitivas Leitura Neurociência cognitiva em crianças Memória de trabalho Atenção Working memory Attention Reading Cognitive neuroscience |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34892 |
Data do documento: | 26-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós Graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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