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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34893
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Luana Lima Silva de-
dc.date.accessioned2025-06-23T22:27:40Z-
dc.date.available2024-12-15-
dc.date.available2025-06-23T22:27:40Z-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34893-
dc.description.abstractThe aim of this research was to provide guidance, through the creation of a manual, to help course coordinators at the Health Sciences Center (CCS) of the Federal University of Paraíba (UFPB) understand how to meet the documentary requirements set by the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) during external evaluation processes for Course Recognition and/or Renewal. Methodologically, it uses deductive methods and observational research techniques; its approach is qualitative; in terms of nature, it is applied research; regarding its purpose, the research is exploratory and employs documentary research and case study as procedures, resulting in the creation of a technical manual to support course coordination during external evaluations. A technical procedure manual was created, detailing step-by-step instructions for obtaining and producing the documents required for in loco external evaluations related to Course Recognition/Renewal of Recognition for CCS at UFPB. It can be concluded that the manual, created according to the standards of the National System for the Evaluation of Higher Education (SINAES), is highly functional and adaptable, characteristics that support planning and preparation for external evaluations at CCS/UFPB.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Jose Rodrigues Paiva (mariaj.paiva@biblioteca.ufpb.br) on 2025-06-23T22:27:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LuanaLimaSilvaDeAraújo_Dissert.pdf: 6017279 bytes, checksum: 603344b448820f9e549c1a71cf4814d0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-23T22:27:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LuanaLimaSilvaDeAraújo_Dissert.pdf: 6017279 bytes, checksum: 603344b448820f9e549c1a71cf4814d0 (MD5) Previous issue date: 2024-12-12en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCursos de graduação - avaliaçãopt_BR
dc.subjectCursos de graduação - reconhecimento e renovaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCiências da saúde - graduaçãopt_BR
dc.subjectSistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)pt_BR
dc.subjectAvaliação de Cursos de Graduaçãopt_BR
dc.subjectReconhecimento/Renovação de cursopt_BR
dc.subjectCentro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.subjectNational System for the Evaluation of Higher Educationpt_BR
dc.subjectEvaluation of Undergraduate Programspt_BR
dc.subjectCourse Recognition/Renewalpt_BR
dc.subjectHealth Sciences Center of the Federal University of Paraíbapt_BR
dc.titleOrientação para as coordenações de curso no CCS/UFPB: manual de procedimentos técnicos para avaliações de reconhecimento/renovação de cursos pelo INEP/MEC, conforme normativas do SINAESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7195833831322050pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0845750913143329pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo orientar, através da criação de um manual, para que as coordenações de curso no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) saibam como proceder com as exigências documentais realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), durante os processos referentes as avaliações externas de Reconhecimento e/ou Renovação de cursos. Em seu desenho metodológico usa o método dedutivo e o meio técnico de investigação observacional; quanto à abordagem, foi do tipo qualitativa; quanto à natureza, uma pesquisa aplicada; quanto aos objetivos, a pesquisa tem caráter exploratório e utiliza como procedimento a pesquisa documental e o estudo de caso, com o produto final a criação de um manual técnico para subsidiar a Coordenação de curso para recebimento de avaliação externa. Foi criado um manual de procedimentos técnicos com o passo a passo sobre a obtenção e produção documental requeridas para a avaliação externa in loco dos atos de Reconhecimento/Renovação de Reconhecimento de curso para o CCS da UFPB. Podemos concluir que o manual criado de acordo com as normas do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) é dotado de grande funcionalidade e adaptabilidade, características subsidiarão para o planejamento e o recebimento das avaliações externas no CCS/UFPB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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