Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3489
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChaves, Maria Elizabete Moreira de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-02-28T14:16:38Z-
dc.date.available2017-12-14-
dc.date.available2018-02-28T14:16:38Z-
dc.date.issued2017-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3489-
dc.description.abstractThe purpose of this research is to understand the reasons for the large number of students who drop out and are repeating in the Education of Young People and Adults in the public school. The research was carried out at the Municipal School of Primary Education Zumbi dos Palmares, located in the neighborhood in Mangabeira VI, in this capital. The main focus is to investigate the phenomena of dropout and school retention in the EJA. Faced with this concern, the following research problem is pointed out: how to ensure that the students of the EJA stay in school and reach future projections involving the participation of all actors in this process? The research was quantitative in nature. The methodological approach adopted in this study points to qualitative field research. The methodology adopted is anchored in the theoretical contributions of Arroyo (2007); Beisiegel (2004); DI Pierro and Haddad (2000); Freire (1979, 1992, 1996, 2011), among others. The research was carried out with subjects of the class teacher and four students of the EJA room, and the instrument used in the data collection included the application of a questionnaire with open questions. As a result of the research we identified the main causes of evasion and retention in youth and adult education, the contributing factors are related to socio-political- economic factors. In this sense some social aspects such as: family structure, public policies, unemployment, violence, and the school itself contribute to the success or failure of the students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-28T14:16:38Z No. of bitstreams: 1 MEMOC14122017.pdf: 539910 bytes, checksum: 23ebcceba5ca983cc55f6a4790d04639 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-28T14:16:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MEMOC14122017.pdf: 539910 bytes, checksum: 23ebcceba5ca983cc55f6a4790d04639 (MD5) Previous issue date: 2017-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleEvasão e retenção na turma de EJA na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zumbi dos Palmarespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Calaça, Suelídia Maria-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo compreender os motivos do grande índice de alunos que abandonam e são repetentes na Educação de Jovens e Adultos na escola pública. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zumbi dos Palmares, situada no bairro em Mangabeira VI, nesta capital. O foco principal é investigar os fenômenos do abandono e da retenção escolar na EJA. Diante dessa preocupação, o seguinte problema de pesquisa é apontado: como garantir que os alunos da EJA permaneçam na escola e alcancem projeções futuras envolvendo a participação de todos os atores nesse processo? A pesquisa realizada foi de natureza quantiqualitativa. O caminho metodológico adotado neste estudo aponta para a pesquisa de campo qualitativa. A metodologia adotada está ancorada nos aportes teóricos de Arroyo (2007); Beisiegel (2004); DI Pierro e Haddad (2000); Freire (1979, 1992, 1996, 2011), entre outros. A pesquisa teve como sujeitos a docente do Ciclo II da EJA e quatro educandos da mesma turma; e o instrumento utilizado na coleta de dados compreendeu a aplicação de um questionário com questões fechadas e abertas. Como resultado da pesquisa identificamos as principais causas de evasão e retenção na educação de jovens e adultos, os fatores que contribuem estão relacionados com fatores sócio-político-econômicos. Neste sentido alguns aspectos sociais tais como: estrutura familiar, políticas públicas, desemprego, violência, e a própria escola contribuem para sucesso ou fracasso escolar dos educandos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEMOC14122017.pdf527,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.