Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34908
Tipo: | Dissertação |
Título: | Tá ouvindo o trem? a reapropriação do patrimônio ferroviários nas feiras livres da Paraíba: o caso de Itabaiana |
Autor(es): | Silva, Ricardo Lira |
Primeiro Orientador: | Costa, Francisco de Assis da |
Resumo: | Esta pesquisa versa sobre a influência de dois fenômenos transformadores do espaço urbano nordestino nos séculos XIX e XX: As feiras livres e o trem. Historicamente, as feiras livres se constituíram como uma das atividades econômicas essenciais para a ocupação do território nacional, abrindo caminho para o crescimentos de áreas até então isoladas e precedendo a implantação do transporte ferroviário, como um forte aliado no crescimento econômico dos centros urbanos popularmente conhecidos “entroncamentos de estradas”.Com a chegada da ferrovia, as cidades tornam-se palcos de transformações urbanísticas que afetaram não só a paisagem urbana, mas os costumes e o cotidiano dos seus habitantes. Esses impactos atingiram desde os maiores e mais dinâmicos centros urbanos do mundo, como também pequenas províncias e vilarejos do território brasileiro, como o município de Itabaiana, nosso objeto de pesquisa. A cidade de Itabaiana possui tradição histórica com as importantes feiras de gado e teve seu comércio impulsionado a partir da chegada do trem. Após o declínio ferroviário e ascensão do rodoviarismo, a cidade passou a se apropriar do patrimônio ferroviário como forma de melhor as atividades dos feirantes, que corre o risco de sofrer descaracterização do contexto urbano local. Com isso, esse presente trabalho visa investigar a reapropriação do patrimônio ferroviário da cidade de Itabaiana, localizada no agreste do paraibano, no contexto da feira livre central. Seu intuito visa o resgate memorial da influência do patrimônio ferroviário para a urbanização das cidades paraibanas, bem como a preservação das memórias locais dos agentes transformadores junto as estações ferroviárias. |
Abstract: | This research deals with the influence of two transformative phenomena in the northeastern urban space in the 19th and 20th centuries: street markets and the train. Historically, street markets were one of the essential economic activities for the occupation of the national territory, paving the way for the growth of hitherto isolated areas and preceding the implementation of railway transport, as a strong ally in the economic growth of popularly known urban centers. “road junctions”. With the arrival of the railway, cities became stages of urban transformations that affected not only the urban landscape, but the customs and daily lives of their inhabitants. These impacts affected the largest and most dynamic urban centers in the world, as well as small provinces and villages in Brazilian territory, such as the municipality of Itabaiana, our research object. The city of Itabaiana has a historical tradition with important cattle fairs and its trade was boosted after the arrival of the train. After the railway decline and the rise of road transport, the city started to appropriate the railway heritage as a way of improving the activities of market traders, which runs the risk of suffering a loss of character in the local urban context. Therefore, this present work aims to investigate the reappropriation of the railway heritage of the city of Itabaiana, located in the countryside of Paraíba, in the context of the central free market. Its aim is to memorialize the influence of railway heritage on the urbanization of cities in Paraíba, as well as the preservation of local memories of transforming agents at railway stations. |
Palavras-chave: | Feira livre Transporte ferroviário Itabaiana Market Railway transport Appropriation Patrimony |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Arquitetura e Urbanismo |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34908 |
Data do documento: | 13-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RicardoLiraSilva_Dissert.pdf | 12,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons