Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34909
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Amanda Nascimento da-
dc.date.accessioned2025-06-25T13:06:43Z-
dc.date.available2025-06-26-
dc.date.available2025-06-25T13:06:43Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34909-
dc.description.abstractThis article presents an integrative bibliographic review that aims to discuss "Play and its Importance in the Learning Process in Early Childhood Education." The objective is to explore how play facilitates children's learning processes in early childhood education. The research highlights those playful activities play an essential role in cognitive, emotional, social, and physical development, Play is presented as a fundamental right of childhood, as established by the Declaration of the Rights of the Child and the National Common Curricular Base (BNCC). The study argues that play should be an integral part of the school curriculum, offering both free play and educator-mediated activities. This approach ensures the holistic development of children, promoting autonomy, creativity, and problem-solving skills while facilitating the learning of social and cultural rules. The study emphasizes that play is an essential practice for the comprehensive development of children in early childhood education, playing a central role in the learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-06-25T13:06:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ANS25062025.pdf: 862879 bytes, checksum: e5f4ae98c3b68198887f65942d612d71 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-25T13:06:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ANS25062025.pdf: 862879 bytes, checksum: e5f4ae98c3b68198887f65942d612d71 (MD5) Previous issue date: 2024-10-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleO brincar e sua importância no processo de aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cristina, Sandra-
dc.description.resumoEsse artigo trata-se uma revisão bibliográfica integrativa, que visa apresentar "O brincar e sua importância no processo de aprendizagem na educação infantil" tem como objetivo discutir como o brincar facilita o processo de aprendizagem das crianças na educação infantil. A pesquisa destaca que as atividades lúdicas desempenham um papel essencial no desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico. O brincar é apresentado como um direito fundamental da infância, conforme estabelecido pela Declaração dos Direitos da Criança e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo defende que o brincar deve ser parte integral do currículo escolar, oferecendo tanto brincadeiras livres quanto atividades mediadas por educadores. Isso garante o desenvolvimento integral das crianças, promovendo autonomia, criatividade e resolução de problemas, ao mesmo tempo que facilita o aprendizado de regras sociais e culturais. O estudo evidencia que o brincar é uma prática essencial para o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil, desempenhando um papel central no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANS25062025.pdf842,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons