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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3490
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Marileide Maria Barros da-
dc.creatorSilva, Renata Maria Norberto da-
dc.date.accessioned2018-02-28T14:26:54Z-
dc.date.available2017-12-12-
dc.date.available2018-02-28T14:26:54Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3490-
dc.description.abstractWe developed the present work with the title "THE INCLUSION OF STUDENTS WITH HEARING DISABILITY: The regular room and the Specialized Educational Attendance", with the purpose of analyzing the process of inclusion of the hearing impaired students that arrive at the public school, from the partnership existing between the Specialized Educational Assistance (AEE) and the regular room, in a municipal school in Joao Pessoa. The methodology used was the qualitative research that considers the existence of a dynamic relationship between real world and subject, through observations and questionnaires. The research institution was the Municipal School of Elementary Education Piraindibe Indio, located in Mangabeira VII, in the city of João Pessoa. In the remarks we had the collaboration of three regular classroom teachers, but only two answered the questionnaire. The ESA classroom teacher provided us with information that collaborated with our research project. Caregivers and interpreters, who were present during the days of conversations and observations, contributed to this whole process. Based on this, we make, in the first moment, field observations, in order to know the researched reality; then we move on to more participatory observations of the activities developed by the ESA classroom teacher. Finally, we performed field registration and applied the questionnaires, which gave subsidy to data analysis. After analyzing, we find that not everything that is legally enforced at the present time is concretized in practice when talking about a deaf education aiming at this double hand of the regular room with the specialized attendance room, requiring a great improvement in the quality of teaching for the deaf.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-28T14:26:54Z No. of bitstreams: 1 MMBS14122017.pdf: 1138644 bytes, checksum: ccf0f9f2e6e0215b96b511a9f8681b71 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-28T14:26:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MMBS14122017.pdf: 1138644 bytes, checksum: ccf0f9f2e6e0215b96b511a9f8681b71 (MD5) Previous issue date: 2017-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação para surdospt_BR
dc.subjectSala regularpt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializado (AEE)pt_BR
dc.titleA inclusão de alunos com deficiência auditiva: a sala regular e o atendimento educacional especializadopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Isolda Ayres Viana-
dc.description.resumoDesenvolvemos o presente trabalho com o título “A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: A sala regular e o Atendimento Educacional Especializado”, com o intuito de analisar o processo de inclusão dos alunos com deficiência auditiva que chegam à escola pública, a partir da parceria existente entre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a sala regular, em uma escola municipal de Joao Pessoa. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa que considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e sujeito, através de observações e questionários. A instituição pesquisada foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Índio Piragibe, localizada em Mangabeira VII, na cidade de João Pessoa. Nas observações tivemos a colaboração de três professoras da sala regular, mas apenas duas responderam o questionário. A professora da sala do AEE nos forneceu informações que colaboraram com nosso projeto de pesquisa. Os cuidadores e os interpretes, que estiveram presentes nos dias de conversas e observações, contribuíram com todo esse processo. Baseadas nisso, realizamos, num primeiro momento, observações de campo, a fim de conhecer a realidade pesquisada; depois passamos para observações mais participativas das atividades desenvolvidas pela professora da sala do AEE. Por último, realizamos registro de campo e aplicamos os questionários, os quais deram subsídio à análise de dados. Após a análise, constatamos que nem tudo que vigora legalmente na atualidade se concretiza na prática quando se fala em uma educação para surdo visando essa mão dupla da sala regular com a sala de atendimento especializado, sendo necessário muito aprimoramento na qualidade do ensino para surdos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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