Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34913
Tipo: TCC
Título: Literacia familiar e desempenho em alfabetização
Autor(es): Albuquerque, Analice Maria da Silva
Primeiro Orientador: Pires, Thereza Sophia Jacome
Resumo: O engajamento familiar apoia o desenvolvimento de habilidades preditoras da leitura, fornecem uma oportunidade de estreito entre o vínculo familiar e melhorias em relação as atitudes das crianças no que tange a leitura e escrita. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo levantar as principais práticas de literacia familiar e desempenho em alfabetização. Para isso, foram aplicados três instrumentos com 367 pai/responsáveis por crianças matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental, um questionário sociodemográfico, um questionário de literacia e um questionário de percepção em desempenho da alfabetização. Foram realizadas análises descritivas. Verificou-se que, na literacia, as práticas de interação verbal são mais frequentes quando comparadas às práticas de preditores da leitura e contatos com escrita. Além disso, no que tange aos dados de alfabetização, as crianças tinham maior facilidade no reconhecimento de letras em bastão, quando comparado a cursiva. O estudo contribuiu com a literatura científica dos aspectos educacionais, além da possibilidade de apoiar iniciativas de intervenções voltadas para promoção de literacia familiar, visto as frequências aqui apresentadas.
Abstract: Family engagement supports the development of reading predictor skills, providing an opportunity for closer family bonds and improvements in children's attitudes regarding reading and writing. Thus, the present study aimed to identify the main family literacy practices and literacy performance. To this end, three instruments were applied to 367 parents/guardians of children enrolled in the first year of elementary school: a sociodemographic questionnaire, a literacy questionnaire, and a literacy performance perception questionnaire. Descriptive analyses were performed. It was found that, in literacy, verbal interaction practices are more frequent when compared to reading predictor practices and contact with writing. Furthermore, regarding literacy data, children had greater ease in recognizing block letters, when compared to cursive ones. The study contributed to the scientific literature on educational aspects, in addition to the possibility of supporting intervention initiatives aimed at promoting family literacy, given the frequencies presented here.
Palavras-chave: Engajamento familiar
Educação
Leitura
Escrita
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34913
Data do documento: 16-Set-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMSA25062025.pdf769,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons