Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34914
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Christhian Bezerra-
dc.date.accessioned2025-06-25T13:31:09Z-
dc.date.available2025-06-25-
dc.date.available2025-06-25T13:31:09Z-
dc.date.issued2024-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34914-
dc.description.abstractThis study examined the perception and use of psychomotricity among psychopedagogists in João Pessoa across different practice settings. The research involved two groups: professionals with degrees in psychopedagogy and professionals from other fields with specialization in psychopedagogy. Data were collected through a structured questionnaire and analyzed both quantitatively and qualitatively. Findings revealed that both groups recognize the importance of psychomotricity for child development, though the specialized group showed higher engagement in training and professional updates. The main challenges identified for implementing psychomotor practices were lack of time and resources. The study concludes that for more effective psychomotor practices, greater continuous education and institutional support are required. Additionally, future studies should explore the impact of psychomotricity on cognitive and emotional outcomes in children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-06-25T13:31:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CBF25062025.pdf: 1012626 bytes, checksum: ea268c6a7d0a34e3047292414b0644dd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-25T13:31:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CBF25062025.pdf: 1012626 bytes, checksum: ea268c6a7d0a34e3047292414b0644dd (MD5) Previous issue date: 2024-10-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.subjectPráticas psicomotoraspt_BR
dc.titleCompreensão da psicomotricidade por profissionais da psicopedagogia em João Pessoa/PB: um estudo exploratóriopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Escarião, Andréia Dutra-
dc.description.resumoEste estudo investigou a percepção e o uso da psicomotricidade por psicopedagogos em João Pessoa em diferentes contextos de atuação. A pesquisa incluiu dois grupos: profissionais graduados em psicopedagogia e profissionais com outras graduações, mas com especialização em psicopedagogia. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado, e os resultados foram analisados quantitativa e qualitativamente. Os achados mostraram que ambos os grupos reconhecem a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil, porém o grupo especializado demonstrou maior envolvimento em capacitação e atualização profissional. As principais dificuldades apontadas para a implementação de práticas psicomotoras foram a falta de tempo e de recursos adequados. Conclui-se que, para uma prática mais eficaz da psicomotricidade, é necessária maior formação continuada e suporte institucional. Além disso, futuras pesquisas são recomendadas para aprofundar o impacto da psicomotricidade no desempenho cognitivo e emocional das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBF25062025.pdf988,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons