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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34915
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Eduardo Luiz Araujo dos-
dc.date.accessioned2025-06-25T13:41:36Z-
dc.date.available2025-06-03-
dc.date.available2025-06-25T13:41:36Z-
dc.date.issued2025-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34915-
dc.description.abstractThis work presents a three-stage approach to solve the Vehicle Routing Problem with Multiple Synchronization Constraints (VRPMS), a complex extension of the Vehicle Routing Problem with Time Windows (VRPTW), in which some customers require syn chronized visits from two or more distinct vehicles. The proposed method incorporates synchronization parameters (δ and γ) that enable its applicability to different problem variants involving synchronization constraints. The approach combines an Iterated Local Search (ILS) heuristic for efficient solution generation, an exact Set Partitioning (SP) mo del for solution refinement, and a final temporal validation stage using a synchronization model. The local search employs a subsequence concatenation strategy for constraint eva luation and a two-stage search mechanism to select the best move, aiming to mitigate the impact of synchronization. Additionally, a relaxed form of synchronization constraints is adopted in both the ILS and the SP model. Extensive experiments were conducted based on the instance set proposed by Hojabri et al. (2018), considering different sizes, instance classes, and synchronization levels. The results highlight the efficiency of the proposed approach in generating high-quality solutions in reduced computational times and emphasize the impact of synchronization constraints on solution feasibility and com putational cost. The exact stage showed strong potential for solution refinement, while the synchronization model enabled a rigorous verification of the relative time windows between routes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2025-06-25T13:41:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Eduardo Luiz Araujo dos Santos_TCC.pdf: 473952 bytes, checksum: 800c51eaa41e43796faf9a5152d3c8e4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-25T13:41:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Eduardo Luiz Araujo dos Santos_TCC.pdf: 473952 bytes, checksum: 800c51eaa41e43796faf9a5152d3c8e4 (MD5) Previous issue date: 2025-05-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSincronizaçãopt_BR
dc.subjectRoteamento de veículospt_BR
dc.subjectMeta-heurísticaspt_BR
dc.subjectProgramação inteirapt_BR
dc.titleUma abordagem em três etapas para o problema de roteamento de veículos com múltiplas restrições de sincronizaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bulhões Júnior, Teobaldo Leite-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1719966421510796pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma abordagem em três etapas para resolver o Problema de Roteamento de Veículos com Múltiplas Restrições de Sincronização (VRPMS), uma Extensão complexa do Problema de Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo (VRPTW), emquealguns clientes exigem visitas sincronizadas entre dois ou mais veículos. distintos. A proposta utiliza parâmetros de sincronização (δ e γ) que permitem sua Aplicação a diferentes variantes do problema que envolvem restrições sincronizadas. O Método combina uma heurística de Busca Local Iterada (ILS) para geração eficiente de solu¸c˜ oes, um modelo exato de Particionamento de Conjuntos (SP) para refinamento das Soluções, e uma etapa final de validação temporal por meio de um modelo de sincro niza¸c˜ ao. A busca local emprega uma estratégia de concatenação de subsequências para Avaliação de restrições e uma busca em dois estágios para seleção do melhor movimento, com o objetivo de mitigar o impacto da sincronização. Al´em disso, adota-se uma forma relaxada das restrições de sincronização tanto na ILS quanto no modelo de SP. Foram conduzidos experimentos extensivos com base no conjunto de instˆancias de Hojabri et al. (2018), considerando diferentes tamanhos, classes e níveis de sincronização. Os re sultados evidenciam a eficiência da abordagem proposta na geração de soluções de boa qualidade em tempos computacionalmente reduzidos e destacam o impacto das restrições. De sincronização na viabilidade e no custo computacional. A etapa exata demonstrou bom potencial de refinamento das soluções, enquanto o modelo de sincronização permitiu. uma verifica¸c˜ ao rigorosa das janelas relativas entre rotas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComputação Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
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